Mais um lote de restituição do Imposto de Renda vem aí! A Receita Federal libera a partir das 10 horas desta segunda, 24 de julho, a consulta ao 3º lote de restituição do IR 2023. A terceira rodada de pagamentos vai contemplar 5.632.036 de contribuintes, incluindo pessoas de grupos prioritários e não prioritários, além de restituições residuais de exercícios anteriores.

Neste terceiro lote de restituição do IR serão repassados R$ 7,5 bilhões via crédito bancário para mais de 5,6 milhões de brasileiros. O pagamento ocorre na próxima segunda-feira, 31 de julho.

Quem recebe restituição no 3º lote?

A Receita Federal divulgou a lista de contribuintes contemplados no terceiro lote de restituição. Fazem parte desse grupo:

  • 16.536 são idosos acima de 80 anos;
  • 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 9.740 contribuintes possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.879.049 não possuem prioridade, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou restituição via Pix;
  • 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.

Consulta ao 3º lote restituição do IR 2023

A partir das 10 horas desta segunda (24), os contribuintes poderão acessar a página da Receita Federal na internet para consultar o 3º lote de restituição do IR 2023. Veja como consultar:

Consulta ao 3º lote de restituição no aplicativo da Receita Federal
Consulta ao 3º lote de restituição no aplicativo da Receita Federal

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Como descobrir o valor da restituição?

O contribuinte não precisa aguardar a consulta aos lotes da Receita Federal para saber o valor da restituição que irá receber. Isso porque o valor é informado no programa do IRPF 2023 logo após o contribuinte concluir a declaração.

Outra forma de descobrir qual o valor da restituição é fazendo a consulta pelo aplicativo IRPF ou app da Receita Federal. Ao fazer o login com a conta Gov.BR é possível ver o valor, a conta em que o dinheiro será creditado e o lote em que o contribuinte foi contemplado.

Meu Imposto de Renda informa o valor da restituição do IR
Meu Imposto de Renda informa o valor da restituição do IR

A parcela de restituição será calculada de acordo com o tipo de tributação escolhida pelo contribuinte, podendo ser por deduções legais (declaração completa) ou desconto simplificado (declaração simplificada).

Que horas cai a restituição do imposto de renda?

A Receita Federal não informou o horário em que o valor será depositado na conta do contribuinte, já que essa informação depende da instituição financeira e do formato de pagamento escolhido na hora da declaração.

Assim, o contribuinte pode esperar que até o fim do dia a restituição seja depositada na conta informada.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Calendário de restituição IR 2023

A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do imposto de renda para 2023. O pagamento é feito por lotes mensais e iniciou antes de terminar o prazo da declaração. Neste ano, o primeiro lote de restituição do IRPF saiu em 31 de maio.

Confira o calendário completo de restituição do IR 2023:

  • 1º lote - 31 de maio (já pago)
  • 2º lote - 30 de junho (já pago)
  • 3º lote - 31 de julho (em andamento)
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 29 de setembro