No dia 27 de junho, a nova versão para o documento de identidade do Brasil foi apresentada, chamada agora de CIN (Carteira de Identidade Nacional), junto com o novo modelo de passaporte. O novo RG (Registro Geral) deverá ser emitido a partir do dia 4 de agosto, independente do estado em que a pessoa reside, e será unificado para todas as federações do país.

Porém, o novo modelo não estará disponível para todos neste primeiro momento. Apenas moradores de oito estados, que possuem CPF terão acesso ao CIN, são eles:

Os demais estados só terão acesso ao novo RG em 2023. No entanto, mesmo sendo obrigatório, a regra garante que o documento atual terá validade até 2032. A substituição acontecerá de forma gradativa e gratuita.

Como emitir o novo RG

Para o cidadão emitir o novo modelo atualizado e unificado do documento de identidade, é necessário se dirigir até o Instituto de Identificação da cidade em que reside, a partir do dia 4 de agosto. O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) será o número único de identificação.

Até o momento, um cidadão brasileiro pode ter até 27 números de RG, sendo um para cada estado e também no Distrito Federal.

O cidadão poderá aderir às versões online e impressa do novo RG. O objetivo é que nenhum brasileiro fique sem o seu documento de identificação, pois muitos não têm acesso à internet.

A versão digital poderá ser acessada através do aplicativo do governo, porém, é necessário que o cidadão tenha emitido o documento impresso antes. Isto significa que o CIN digital é apenas uma opção paralela à versão física, mas não é possível substituí-la.

Para quem for para o exterior, o novo RG só será aceito nos postos migratórios dos países que fazem parte do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). O passaporte continua sendo o único documento aceito nos demais países da América Latina.

Seu visual será temático, homenageando todas as regiões do país com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local, como a Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas. Seu lançamento está previsto a partir de setembro de 2022. mês que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil.