O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou na última segunda-feira (27) uma lista com 95.588 segurados convocados no novo pente-fino a ser realizado pelo órgão. O pente-fino do INSS serve como revisão administrativa para que o instituto tenha controle sobre os benefícios concedidos.

Em 2021, o órgão já convocou mais de 170 mil segurados que recebem o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) para que realizem a perícia médica. Os segurados que não realizarem o agendamento ou não comparecerem na data agendada terão o benefício suspenso e após 60 dias da suspensão o pagamento poderá ser cancelado definitivamente.

O edital de convocação do INSS foi publicado no Diário Oficial da União e pode ser consultado neste documento. Para facilitar a busca, basta acessar a lista e segurar as teclas Ctrl + F para abrir a barra de pesquisa e digitar o seu nome completo.

Fazem parte da lista de convocados pelo INSS os segurados cuja carta enviada foi devolvida pelos Correios por motivo de mudança de endereço e por não ter sido realizada a atualização do cadastro, para aqueles cujo o órgão não conseguiu enviar a carta por causa de cadastro incompleto e também para os segurados que receberam a correspondência de convocação, mas não realizaram o agendamento no prazo definido pelo governo.

Os beneficiários que tiveram o nome divulgado na lista do INSS devem agendar uma perícia médica de reavaliação de benefício por incapacidade pelo site www.meu.inss.gov.br e pelo aplicativo Meu INSS na opção "Agendar Perícia", ou então por ligação telefônica pela Central de Atendimento do INSS 135. O prazo para remarcar a perícia vai até 11 de novembro de 2021.

Estão dispensados do pente-fino os segurados portadores de HIV que têm aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, segurados que têm a partir de 55 anos de idade e que recebem benefício por incapacidade por mais de 15 anos, além dos aposentados por invalidez a partir dos 60 anos de idade.

Como agendar perícia médica pela internet

Os segurados convocados na lista do pente-fino do INSS têm três formas de realizar o agendamento da perícia médica: por telefone, no número 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS.

Veja o passo a passo para agendar o compromisso:

  1. Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’
  2. Efetue o login na plataforma
  3. Clique em ‘Agendar Perícia’
  4. Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; 'Remarcar perícia' (reagendamento); ou 'Perícia Presencial por Indicação Médica';
  5. Siga os próximos passos e finalize o agendamento.
  6. O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.

Após as 21h do dia em que foi realizada a perícia o segurado já poderá saber qual foi o resultado e se o seu benefício foi mantido. A consulta ao resultado da perícia pode ser feita no aplicativo ou então por telefone na central de atendimento do INSS, informando CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Se não receber o resultado, o segurado deverá fazer o acerto pós-perícia para regularizar alguma pendência existente.

Na data da perícia médica o segurado deverá apresentar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento original com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  • Documentos médicos originais (exames, laudos e receitas que comprovem a doença/tratamento);
  • Procuração ou termo de representação legal, caso quem compareça seja um representante do beneficiário;
  • Documentos de identificação do representante legal (CPF, RG, CNH ou CTPS), se for o caso.