O governo anunciou que pessoas que residem em capitais onde o sinal 5G já esteja ativado e que fazem parte do CadÚnico (Cadastro Único), podem agendar a retirada de um novo kit de TV Parabólica.

Os cidadãos devem utilizar em suas casas as antenas parabólicas convencionais (TVRO) para conseguir receber agora o novo kit com sinal digital.

As novas antenas irão transmitir um sinal mais moderno, com uma melhor qualidade de som e imagens para as televisões e devem garantir que não ocorram interferências nos canais abertos via satélite após a chegada da nova tecnologia. O sinal 5G utiliza a mesma faixa de sinal das antigas antenas parabólicas, por isso os usuários podem perder o sinal de TV nestes locais.

Como solicitar a troca do kit de TV Parabólica para o 5G

Para solicitar a troca das novas antenas parabólicas 5G, o cidadão deve estar devidamente inscrito no CadÚnico e não pode ter sido beneficiado ainda - só é permitido um kit por família.

Se todos os requisitos solicitados estiverem corretos, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da empresa Siga Antenado pelo número 0800.729.2404 para enviar os dados. Ou então, as famílias podem acessar o www.sigaantenado.com.br e agendar a troca de sua antena.

Para aqueles que utilizam TV por assinatura, antena digital externa ou interna (tipo espinha de peixe), não será necessário fazer a troca, pois estas já recebem a TV digital.

A troca e instalação dos novos equipamentos é totalmente gratuita para a população que esteja cadastrada devidamente no CadÚnico. Caso queira saber se tem direito ao kit, é preciso entrar em contato pelo 0800 e informar o CPF.

Quem disponibiliza as antenas parabólicas 5G

A ação para a troca das novas antenas Parabólicas 5G é coordenada pela empresa Siga Antenado EAF (Entidade Administradora de Faixa), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por meio do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.

A 5G (quinta Geração) da internet já está disponível nas seguintes capitais:

Os moradores de Fortaleza, Natal e Campo Grande também já podem solicitar os kits.