Inicia nesta terça-feira, 27 de abril, o prazo para as instituições de ensino convocarem os candidatos que participam da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2021). Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso escolhidas na inscrição tiveram até as 23h59min da última sexta-feira (23) para manifestar interesse em participar da lista de espera.

A convocação para matrícula dos selecionados por meio da lista de espera é de responsabilidade das próprias instituições de ensino a partir do dia 27/04. Para conferir o resultado os participantes devem acompanhar as listas de convocados junto à instituição na qual tenha se candidatado para disputar as vagas. O cronograma de matrícula e entrega de documentos também é elaborado por cada instituição de ensino e deve ser conferido pelo candidato.

Nesta edição do Sisu serão ofertadas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Foram registradas 2.413.686 milhões de inscrições durante o período aberto, que foi de 06 a 14 de abril, somando o total de 1.250.095 milhão candidatos inscritos. Cada inscrito pôde realizar a inscrição em até dois cursos de sua escolha.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu 2021 é destinada ao candidato que não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso selecionadas. Assim, o candidato deve escolher entre uma das opções de curso para esperar na lista. Para fazer isto o candidato deve acessar o seu boletim na página do Sisu durante o período específico e clicar no botão correspondente ao interesse de participar da lista de espera.

Puderam se inscrever para a seleção do Sisu no primeiro semestre de 2021 os candidatos que participaram do Enem 2020, realizado em janeiro deste ano, e obtiveram nota que não seja zero na redação. Algumas instituições ainda adotam notas ou médias mínimas para ingresso em determinados cursos. Nesse caso, o sistema irá informar no momento da inscrição se a nota do candidato é suficiente ou não.

O resultado da chamada do Sisu 2021/1 foi divulgado no dia 16 de abril e para consultar o resultado do Sisu 2021 o candidato deve acessar o endereço sisualuno.mec.gov.br/#/login e entrar com o login único do governo federal (login Gov.BR). Em caso de dúvidas o MEC disponibilizou o telefone 0800-616161 para atendimento aos candidatos.

Calendário Sisu 2021/1

  • 6 a 14 de abril - período de inscrição
  • 16 de abril - resultado da chamada única para o primeiro semestre
  • 19 a 23 de abril - prazo para matrícula
  • 16 a 23 de abril - período para participar da lista de espera
  • 27 de abril - convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

A primeira edição do processo seletivo de 2021 terá apenas uma chamada regular. O resultado foi publicado no dia 16 de abril, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br e nas instituições financeira para as quais o candidato efetuou inscrição. A classificação no Sisu 2021/1 obedeceu os critérios na seguinte ordem:

  • maior nota na redação;
  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.