O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro já tem autorização para a abertura de um novo concurso público que terá 50 vagas como Oficial, para ingresso no Curso de Formação em 2018 (concurso CBMERJ). A publicação da autorização aconteceu no Diário Oficial do Estado de 26 de junho.

As vagas serão abertas com exigência de escolaridade média, sem limite de idade nem exigência de estatura mínima. Nesse concurso, mulheres e homens concorrem às mesmas vagas.

A seleção dos candidatos será composta de provas de múltipla escolha e discursiva, aplicadas no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Além dessas etapas, haverá prova de aptidão física, exames de saúde e pesquisa social.

O Curso de Formação de Oficiais serve como curso superior e acontece na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, tendo aulas em período integral durante três anos.

O CBMERJ é composto de unidades operacionais como o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, Rio de Janeiro - Capital I e Capital II, Região Serrana, Região Sul, Região Norte-Noroeste, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, Costa Verde, Metropolitana - Niteroi, Unidades Especializadas e Atividades de Salvamento Marítimos; órgãos de apoio, como Corregedoria Interna, Secretaria das Comissões de Promoções, Coordenadoria de Recebimento e Distribuição, Funesbom, Banda Sinfônica, Ouvidoria Geral, Centro de Suprimento e Manutenção e Ajudância Geral; unidades de saúde como Diretoria Geral de Odontologia e Diretoria Geral de Saúde; e unidades de ensino, como Centro de Treinamento e Reciclagem de Motoristas, Centro de Educação Física e Desportos, Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Centro de Instrução Especializada de Bombeiros e Centro de Estudo Profissional de Atendimento Pré-Hospitalar.