Está confirmada para este domingo a realização das provas objetivas do grande concurso da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) para Soldados. São 1.560 vagas abertas e 58 mil candidatos inscritos.

30/06/2018
30/07/2018
02/09/2018
R$ 3.276,74
1.560
03/09/2018
Anexos

No dia 23 de agosto, a justiça suspendeu as provas da seleção, tendo em vista a exigência de curso superior no cargo, pedido de uma ação civil pública da Defensoria Pública do estado. A decisão foi revertida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, mantendo as provas para o dia 02 de setembro. Por meio de seu site, a PMMG também confirmou a aplicação da etapa para este domingo - veja os locais de prova.

A prova terá questões de Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto; Direito Penal; Direito Constitucional; Direito Penal Militar; Estatística; Direitos Humanos; e Legislação Extravagante.

As etapas seguintes serão compostas de avaliações psicológicas, realizadas em Belo Horizonte, Contagem ou Betim, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PM-MG; avaliação física militar, composta de avaliação médica/controle fisiológico e do teste de capacitação física; exames preliminares de saúde, realizados pela PM-MG, em Belo Horizonte, na Academia de Polícia Militar; e exames complementares de saúde, realizados em laboratórios, clínicas ou hospitais credenciados pelo Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM; e exame toxicológico, com janela de detecção de 180 dias.

O resultado final da seleção para as vagas da região metropolitana sai em 1º de fevereiro de 2019; para as vagas do interior sairá em 10 de maio. A validade será de 30 dias após a homologação, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital de abertura do concurso.

O concurso abre vagas masculinas e femininas na capital e no interior, nas unidades de Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

O cargo exige escolaridade superior em qualquer área de formação, idade entre 18 e 30 anos na data de inclusão e estatura mínima de 1,60m. O Soldado de 2° Classe irá exercer atividade estudantil em regime de dedicação integral e outras atividades internas e externas atreladas à sua formação. A remuneração será de R$ 3.278,74 e a progressão para Soldado de 1ª Classe irá ocorrer após a aprovação no curso, que terá sete meses de duração e tem começo previsto para 20 de maio. Veja mais no site da PMMG.

Anexos