Vem aí um novo concurso Detran-PA. A Secretaria de Estado de Administração do Pará publicou no Diário Oficial do Estado que sairá em fevereiro de 2018 a organizadora da seleção para 100 vagas no Departamento de Trânsito do Estado do Pará. No dia 6 de setembro saiu a comissão responsável por coordenar a licitação.

Por meio da Portaria nº 635, foram elencados os servidores que acompanharão os trâmites do certame, desde a escolha da banca até a aplicação das provas. O órgão não realiza seleção pública há 10 anos e enfrenta uma grande necessidade de profissionais no seu quadro geral de pessoal - veja a portaria no final da página 13.

Em 2015, o então diretor do órgão Nilton Jorge Barreto Atayde, já havia solicitado a realização de um concurso. Na ocasião, foi solicitada a abertura de 150 vagas em função de aposentadorias, exonerações, ou mesmo afastamentos de servidores do quadro. De acordo com o gestor na época, uma nova leva de servidores e de investimentos são necessários para que o Detran-PA possa melhorar o atendimento ao público na área tecnológica, incluindo a biometria (identificação digital), a valorização de servidores e investimentos na infraestrutura do órgão. A ideia é tornar mais rápida e eficiente a prestação de todos os serviços, reduzir o tempo-resposta do órgão diante das demandas dos cidadãos, descentralizar o atendimento excessivamente concentrado na sede da rodovia Augusto Montenegro e melhorar a imagem da instituição junto à sociedade.

A previsão é da abertura de 100 vagas em carreiras de nível médio e superior nos cargos de Vistoriador e Agente de Fiscalização. O cargo de Agente de Fiscalização exige nível médio e tem salário inicial de R$ 2.153,16 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Último concurso

O último concurso do Detran-PA aconteceu em 2007 e selecionou para 430 vagas nos cargos de Agente de Trânsito e Vistoriador, ambos com exigência de ensino médio completo. O concurso foi coordenado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET/PA.

Os candidatos participantes foram avaliados por meio de prova objetiva que teve duração de 4 horas, composta por 50 questões de conhecimentos básicos, sobre língua portuguesa, matemática e noções de informática, e conhecimentos específicos.

Com informações do Detran-PA