Atenção concurseiros! Vem aí um novo concurso para 170 vagas na Polícia Civil do estado de Mato Grosso do Sul! Na última sexta-feira (6), o governador do estado, Reinaldo Azambuja assinou a autorização de abertura do novo certame para cargos de médico legista, perito criminal, perito papiliscopista e Agente de polícia científica. O documento saiu no Diário Oficial desta segunda-feira, 9 de abril - veja no fim da página.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, os aprovados neste concurso vão suprir, principalmente, demandas do interior do Estado. "O concurso vai contemplar importantes cidades do interior e atender um anseio de toda a Polícia Civil. Hoje é uma data a ser comemorada e agradecida. É o Governo apoiando a instituição", disse.

As vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos:

- Perito Criminal: 40 vagas
- Perito Médico Legista: 40 vagas
- Perito Papiloscopista: 40 vagas
- Agente de Polícia Científica: 50 vagas

Todos os cargos exigirão nível superior e o edital deve sair assim que a banca organizadora for escolhida.

Último Concurso da PC-MS

O último concurso da PC de Mato Grosso do Sul ocorreu em 2017, na ocasião para 30 vagas no cargo de Delegado, 100 para a função de Escrivão de Polícia Judiciária e 80 para a função de Investigador de Polícia Judiciária. A empresa responsável pelo certame foi a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems).

As vagas para delegado exigiam curso superior em Direito, idade acima de 21 anos na data de encerramento das inscrições e carteira de habilitação de categoria mínima "B". Já os cargos de Escrivão e Investigador exigem graduação de nível superior em qualquer área de formação.

Os candidatos foram avaliados em nove etapas, compostas de prova escrita objetiva, prova escrita discursiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, investigação social, prova oral e curso de formação policial; para Escrivão houve ainda prova prática de digitação. Veja mais do último certame no edital.