Com inscrições encerradas em fevereiro, o concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que vai selecionar novos servidores para provimento de 100 vagas no cargo de Técnico Judiciário, carreira de nível médio, divulgou o número de inscritos. São 141.077 candidatos no total, concorrência de 1.410 candidatos por vaga  (Concurso TJPR 2017).

A realização da prova objetiva, que estava indefinida, foi confirmada para 2018. A data exata será comunicada com pelo menos 30 dias de antecedência.

O cargo de Técnico Judiciário exige formação de ensino médio e tem atuação em tarefas de suporte técnico, judiciário e administrativo e apoio em geral ao adequado funcionamento das secretarias. O salário inicial do cargo é fixado em R$ 5.516,51, mais auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Das 100 vagas abertas, 40 serão para Foros da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba-PR e 60 para as demais Comarcas do Interior do Estado. Desse total, cinco vagas ficam reservadas para pessoas com deficiência e 10 para afrodescendentes.

Os interessados puderam se inscrever até o dia 21 de fevereiro de 2017, pela internet, no site do Tribunal de Justiça - concursos.tjpr.jus.br. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Ao se inscrever, além da opção pelas comarcas, o candidato teve que optar por concorrer às vagas de concorrência geral, reservada aos afrodescendentes ou para pessoas com deficiência. Veja as cidades de lotação no edital do concurso.

A seleção dos candidatos terá etapa única composta de provas objetiva e discursiva, a ser realizada em 2018 na cidade de Curitiba-PR, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, de acordo com o número de inscritos. A data, horário e local da prova serão publicados 30 dias antes da sua realização pelo TJ, em: concursos.tjpr.jus.br.

Veja dicas de estudo para a prova do TJPR

A etapa objetiva terá 60 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa; 15 de Matemática; 15 de Noções de Direito e Legislação; 5 de Informática; e 5 de Atualidades. A prova discursiva valerá 40 pontos e consistirá de uma redação sobre tema constante do conteúdo programático do edital TJ PR.

Prepare-se: 

O candidato nomeado deverá permanecer na comarca onde foi lotado no ato de nomeação durante o período do Estágio Probatório. O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período, conforme inciso III, artigo 37 da Constituição Federal, a critério da Administração do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.