O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) vai tentar novamente realizar um novo concurso público em 2019. Com pedidos frustrados em anos anteriores, uma nova solicitação já encontra-se em tramitação na Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP). Estão sendo solicitadas 159 vagas, 116 para cargos com exigência de ensino médio e 43 para nível superior do quadro de pessoal. As oportunidades contam com remunerações iniciais de até R$ 7,4 mil.

O órgão vem solicitando autorização governamental para repor servidores desde 2014, quando encaminhou um pedido para 858 vagas para diversos cargos. Após isso, o órgão fez um novo pedido em 2017, desta vez para 233 vagas. Mesmo assim, diante da espera, uma nova solicitação foi recentemente encaminhada, agora com 159 vagas em cargos de níveis médio e superior.

O próximo passo é aguardar a análise do governo, bem como a autorização oficial do atual governador do estado de São Paulo, João Dória. No momento o processo tramita em análise na SGP/SP.

Concursos SP: Novo governo vai reanalisar todos os pedidos

Último concurso

O último certame realizado pelo DER-SP aconteceu entre 2009 e 2010, sob coordenação do Instituto Zambini. Foram 93 vagas abertas nas funções de Auxiliar de Laboratório, Oficial Operacional (Motorista), Oficial Operacional (Operador de Máquinas Rodoviárias),Oficial Operacional (Topografia) e Técnico de Laboratório, com lotações nas cidades de Itapetininga, Bauru e Rio Claro.

Os candidatos passaram por prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Houve ainda prova prática para as funções de Motorista e Operador de Máquinas Rodoviária. O certame teve validade até abril de 2014. Desde então, o órgão busca realizar uma nova seleção para complementar seu quadro.