O concurso organizado pelo governo do Estado do Amazonas para suprir 11.646 vagas na Secretaria da Saúde (SUSAM), aplicou provas objetivas neste domingo em diversas cidades do Estado. A seleção que está sendo organizada pela Fundação Getúlio Vargas teve mais de 249.000 inscritos para concorrer aos cargos de todos os níveis de escolaridade oferecidos.

O certame teria provas aplicadas no dia 18 de maio, mas teve a data prorrogada em função das cheias que ocorreram em rios próximos à região em que ocorreria a avaliação. A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela organização e coordenação do concurso informou que os gabaritos sairão até esta terça-feira (26). O portal Gabaritos Concursos acompanha as atualizações e divulgará o gabarito preliminar assim que este for disponibilizado.

Os candidatos aprovados no concurso, terão lotação nos quadros da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia "Alfredo da Matta" (FUAM), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), Fundação de Medicina Tropical "Dr. Heitor Vieira Dourado" (FMT/ HVD), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/ AM) e a Fundação Hospital "Adriano Jorge" (FHAJ). As oportunidades estão distribuídas por todo o estado. Do total de vagas oferecidas, 5% são reservadas para candidatos portadores de deficiência e os salários oferecidos aos nomeados vão de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45 mensais.

Das 11.646 vagas ofertadas no concurso, 3.094 são para cargos de nível superior, 5.247 são para nível médio e técnico e 3.305 para cargos de nível fundamental completo e incompleto. Confira aqui os editais completos do concurso.

As provas objetivas foram compostas de 40 a 60 questões de múltipla escolha, tendo caráter eliminatório e classificatório, e valiam 50 e 90 pontos de acordo com a escolaridade do candidato e o cargo pretendido. As questões versaram sobre Língua Portuguesa, Matemática, Princípios e Organização do SUS e Conhecimentos Específicos. Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que acertar no mínimo 30 questões do total da prova.

A avaliação de títulos será aplicada para os candidatos de nível superior aprovados nas provas objetivas e valerá no máximo 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esse valor. A nota final será a soma das notas da prova objetiva, e da prova de títulos (apenas para nível superior).

O candidato deve ficar atento ao prazo de interposição dos recursos contra as respostas e questões da prova, que se iniciará no dia seguinte à divulgação dos gabaritos preliminares publicados pela FGV.