O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (gabarito Encceja). O exame fornece a certificação do ensino médio e do ensino fundamental para jovens e adultos.

Foram aplicadas 120 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, Historia e Geografia e Ciências Naturais para o ensino fundamental; e 120 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias para quem busca a formação no ensino médio. Houve ainda prova de redação.

Os resultados das provas podem ser consultados na página do participante no site do Inep.

Para a conquista da aprovação, será exigido o mínimo de 50% da pontuação em cada área de conhecimento, incluindo a redação. Os resultados do Encceja podem ser utilizados para certificação de conclusão de ensino fundamental, do ensino médio ou para emissão da declaração parcial de proficiência, a critério das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação ciência e tecnologia, que definem os procedimentos complementares desses processos. O Inep manterá em sua base de dados os registros de todos os resultados individuais dos participantes do exame e os disponibilizará às instituições que fizeram a adesão ao Encceja para possibilitar o processo de certificação.

O exame almeja construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade considerada ideal. Mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para o exame em 2017, sendo 301.583 para o ensino fundamental e 1.272.279 para nível médio. Veja mais da seleção deste ano no edital de abertura do Encceja.