Ocorreram no domingo as provas objetivas do grande concurso público para ingresso na Polícia Civil do Estado da Bahia. A seleção que é coordenada pela Fundação Vunesp de São Paulo, contou com mais de 48 mil candidatos que disputam 1.000 vagas nos cargos de investigador, Delegado e Escrivão. A remuneração inicial será de R$ 11.389,96 para Delegados e R$ 3.915,85 para Investigadores e Escrivães de Polícia, com jornada de trabalho de 40 horas por semana.

São 48.018 inscritos, conforme informação divulgada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia, sendo 10.625 para 82 vagas de Delegado, 2.422 para 38 cargos de Escrivão e 34.971 para 880 vagas de investigador. Todos os cargos pedem diploma em curso de nível superior.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram questões de múltipla escolha e serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos. Será considerado habilitado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 70 pontos.

Gabaritos das provas PC-BA

Os gabaritos preliminares do concurso sairão nesta segunda-feira, dia 23 de abril, pelo site da Vunesp. Os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis, indo de 24 a 25 de abril. O resultado preliminar está previsto para 25 de maio. 

Os candidatos passaram também por prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório e que será avaliada na escala de zero a 100 pontos, considerando-se habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.

A seleção terá ainda exame médico, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social e de conduta pessoal.

Após a publicação do resultado final, os candidatos aprovados dentro do número de vagas definidas no edital serão convocados para o Curso de Formação de Policiais Civis, requisito básico para o ingresso nas carreiras de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia. O Curso será realizado sob a responsabilidade exclusiva da Academia de Polícia Civil - ACADEPOL será regulado pelas normas administrativas dessa Academia e legislação pertinente. Durante a realização do Curso de Formação, os alunos receberão ajuda de custo no valor correspondente a 50% do vencimento básico da classe inicial do cargo.

O concurso público terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo, antes de esgotado o prazo de validade, ser prorrogado uma vez, por igual período.