Após serem suspensos por determinação judicial, devido aos pré-requisitos exigidos, os concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Acre foram retomados e período de inscrições foi reaberto.

A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB), coordenadora do certame, divulgou edital com retificações e, dentre as alterações, determina a reabertura das inscrições, que já se encontram disponíveis, seguindo até o dia 13 de setembro, pelo site www.funcab.org. A taxa de participação é de R$ 87,00.

No dia 17 de agosto, foi assinado acordo pela Defensoria Pública e a Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE-AC) quanto aos diversos pré-requisitos exigidos nos concursos da PM e Bombeiros-AC, motivos pelas quais os seletivos foram suspensos. Os editais proibiam a participação de candidatos com tatuagens na cabeça, pescoço e braços, além de cicatrizes "antiestéticas" e testículo único. A Defensora Pública, Juliana Zanotti, informou que as exigências restritivas sofreram modificações e foram corrigidas, conforme consta no edital de retificação.

Os concursos públicos para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar do Estado do Acre em 2015 ofertam 35 vagas para seleção de candidatos ao cargo de Aluno Oficial Combatente do Quadro Efetivo dos dois órgãos. O edital para o Corpo de Bombeiros traz 15 vagas, sendo 12 para candidatos do sexo masculino e 3 para sexo feminino. Já o edital para a Polícia Militar soma 20 vagas para ambos os sexos. Veja os editais.

Ambos os certames requerem que o candidato tenha diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério de Educação - MEC, idade mínima de 18 anos e máxima 30 anos, e estatura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. A remuneração durante o 1º ano do Curso de Formação Oficial Bombeiro Militar - CFOBM é de R$ 3.796,74 e aprovados devem ter regime integral em dedicação exclusiva.

A seleção para Aluno Oficial Combatente do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Acre terá as mesmas etapas de avaliação, sendo elas: prova objetiva, prova subjetiva/discursiva, prova de aptidão física, exame psicotécnico, exame médico e toxicológico e investigação criminal e social.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas em nova data a ser divulgada posteriormente, simultaneamente nas cidades de Brasiléia/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC, Sena Madureira/AC e Tarauacá/AC.

A prova objetiva para os candidatos ao Corpo de Bombeiros terá 70 questões de física, química, matemática, língua portuguesa, noções de direito administrativo, constitucional e penal militar, informática, inglês/espanhol e atualidades. Já para as provas do concurso da Polícia Militar constarão de 100 questões, com conteúdos de língua portuguesa, história e geografia do Acre, atualidades, informática básica, matemática, direitos humanos, noções de direito e legislação da PM-AC.

O prazo de validade dos concursos será de 2 anos, a contar da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.