O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento de Obras (DEOP) do Estado de Minas Gerais, através do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso, torna público o cancelamento de duas provas da seleção pública ocorrida no dia 9 de março de 2014. As avaliações foram anuladas devido a um tumulto que tomou conta do local onde as provas aconteciam no último domingo. Em nota, a empresa esclarece que devido aos problemas registrados durante a tentativa de aplicação das provas, decidiu apurar informações sobre o ocorrido, suspendendo a divulgação dos gabaritos das provas até que a situação esteja esclarecida. Segundo a empresa, a previsão de lançamento dos gabaritos é 19 de março.

Após a apuração, será publicado, até o dia de 20 de março o ato oficial do cancelamento das provas de todas as áreas de formação em que forem identificados prejuízos. Após esta data, também acontecerá nova convocação dos candidatos prejudicados para a realização de novas provas - Veja nota.

A empresa encerra a nota pedindo desculpas pelos transtornos causados aos candidatos e afirma que tomará todas as medidas necessárias para a garantia da segurança do processo em questão. Foram mais de 7 mil candidatos inscritos nas seleções.

Entenda o caso

Houve confusão no domingo, dia 9 de março, durante o inicio da aplicação das provas do concurso público do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e para o Departamento de Obras Públicas (Deop) de Minas Gerais. O que acabou causando o cancelamento do exame para dois dos 17 cargos oferecidos.

O atrito foi causado pelo atraso de cerca de 1 hora na entrega dos exames para os cargos de Gestor de Transportes e Obras Públicas e Fiscal de Transportes de Obras Rodoviárias, que estavam sendo aplicados em uma instituição de ensino de Belo Horizonte. Um grupo de concurseiros, insatisfeitos com a situação se recusou a fazer o teste, causando tumulto em pelo menos três salas onde as provas ocorreriam.

Segundo a Secretaria de Estado e Planejamento de Gestão (SEPLAG) as provas que foram entregues com atraso tiveram seu prazo de resolução acrescido, o que não prejudicaria os candidatos. Apesar disso, a reclamação dos candidatos foi registrada em ata e levada até o Instituto Brasileiro de Capacitação (IBFC), para que este explicasse a razão do atraso na entrega das provas.

Do concurso

O Governo do Estado de Minas Gerais lançou edital de concurso para provimento de 306 vagas para os Departamentos de Estrada e Rodagem e Obras Públicas do estado. O edital, publicado no Diário Oficial da União, abria vagas para diversos cargos e especialidades de nível médio e superior; cujas remunerações previstas iam de R$ 1.101,73 a R$ 2.083,72 - Veja o edital.

As provas ocorreram em Belo Horizonte, Montes Claros, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha. Após a confusão do dia 9, ainda não há previsão de nova data para a aplicação das provas.