Saiu nesta segunda-feira, 2 de maio, a autorização para nomeação de 70 aprovados para o cargo de Pesquisador em Propriedade Industrial no concurso realizado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI em 2014. De acordo com a publicação, a Portaria de número 148 autoriza a nomeação dos aprovados, o que deve acontecer já a partir de maio deste ano, seguindo a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Veja o documento.

14/10/2014
12/11/2014
14/12/2014
R$ 7.421,60
140
16/12/2014
Anexos

O salário inicial dos servidores no cargo de Pesquisador será de R$ 8.477,60 e os empossados atuarão nas áreas de Processamento de Matérias Plásticas, Processamento de Substâncias em Estado Plástico em Geral, Processos Químicos Industriais, Farmacotécnico, Alimentos, Cosméticos, Máquinas, Petroquímica, Mineração, Processamento de Sinais, Eletrotécnica, Investigação ou Análise de Materiais, Geofísica e Acústica, Telefonia, Metalurgia, Transporte, Civil, Mecânica, Eletricidade, Embalagem e Agricultura, Embalagem; Impressão; Armazenamento e Contratos de Tecnologia.

O concurso em questão aconteceu em 2014 e foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília - Cespe/UnB e além de selecionar para o cargo de Pesquisador, ainda aprovou candidatos ao cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial. Todas as 140 vagas abertas pelo certame exigiam formação de nível superior. Confira o edital do concurso.

Provas

As provas do concurso foram aplicadas no dia 14 de dezembro de 2014 na cidade do Rio de Janeiro/RJ exigindo conhecimentos gerais e conhecimentos específicos às funções do cargo disputado. Além de provas objetivas, os candidatos ainda passaram por etapas de prova discursiva e prova de títulos.

O INPI

Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC) o INPI é responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a industria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

A validade do concurso para aproveitamento dos aprovados é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.