O novo concurso da Polícia Civil do estado do Sergipe (concurso PC-SE) já tem organizadora escolhida. Segundo publicação do Diário Oficial desta quarta-feira, 14 de março, o responsável pela execução do certame será o Cespe/Cebraspe. A ratificação da dispensa de licitação foi publicada juntamente com o parecer favorável emitido pela Procuradoria-Geral do Estado.

O certame ofertará 10 vagas imediatas e deverá convocar outros mais aprovados em cadastro de reserva. Isso porque já são mais de dez anos que o órgão não realiza concursos para o cargo de Delegado.

Segundo o governador de Sergipe Jackson Barreto de Lima, "esse concurso faz parte de um planejamento para preparar o governo para garantir a segurança no estado nos próximos anos. Vamos fazer os preparativos, começar agora pois sabemos que é um processo que demora". A comissão é composta pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e outros órgãos como a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE). Inicialmente a Seplag previa a abertura do concurso em janeiro deste ano, porém agora com a escolha da banca, a publicação do edital deve acontecer até abril. A validade do último certame finalizou em 2010, desde então a corporação do estado não contrata novos delegados.

Último

O último concurso para Delegado aconteceu em 2005, na época para 61 vagas, com 13 reservadas aos candidatos com necessidades especiais. A remuneração inicial do cargo prevista no último edital era de R$ 4.200,00. Hoje, os vencimentos na carreira passam de R$ 11.000,00.

O requisito para a vaga é ter diploma de curso de nível superior em Direito, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

As provas envolvem etapas objetiva, discursiva; exame psicológico, oral, avaliação de títulos, e curso de formação. A última prova objetiva foi composta por 120 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas, nas áreas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. A prova discursiva consistiu de uma redação de petição inicial, parecer ou dissertação, nos temas de direito penal e/ou direito processual penal.

Outros Concursos

O governo de Sergipe não contará somente com a seleção para a polícia Civil. O governo já autorizou outros concursos, com mais de 600 vagas para a área da segurança pública. São 652 vagas ao todo distribuídas da seguinte forma: Guarda Prisional (100 vagas); Aspirante PM (30 vagas); Soldado PM (300 vagas); Aspirante BM (12 vagas) e Soldado BM (200 vagas).