O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES confirmou a abertura de seu novo concurso com 96 vagas, além de formação de vagas em cadastro de reserva. O edital está previsto para ser lançado ainda este ano.

Agora, o BNDES afirma que está avaliando propostas das bancas organizadoras que tenham experiência em concursos públicos semelhantes ao do banco. Vale mencionar que a banca Cesgranrio foi a organizadora do último concurso BNDES e é a mesma banca do concurso Caixa e também do Concurso Nacional Unificado, o CNU.

Até o momento o BNDES não divulgou os cargos que serão ofertados no novo concurso, pois o plano de cargos e salários está em fase de aprovação.

Reserva de vagas

Cabe destacar que o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, confirmou que o concurso terá uma reserva de 40% das vagas, sendo 30% para negros e 10% para pessoas com deficiência.

O objetivo é que o número de negros chegue a 20% de empregados da instituição. Atualmente, o banco tem um percentual aproximado de 14,6% de negros (12,9% de pardos e 1,7% de pretos), afirmou.

Cargos e salários

Os cargos e as vagas no novo concurso ainda estão sendo estudadas pelo BNDES. Ainda, as contratações de empregados são feitas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Conforme o plano de cargos atual, o BNDES conta com carreiras de nível médio e superior, sendo:

Nível médio

  • Técnico de Suporte Administrativo com salário inicial de R$ 5.014,09.

Nível superior

  • Profissional básico nas áreas de: Administração; Análise de Sistemas - Desenvolvimento; Análise de Sistemas - Suporte; Arquitetura; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Economia; Engenharia; Geologia; e Psicologia. Os iniciais dessas carreiras são de R$ 15.737,92.

Os salários estão atualizados conforme o Acordo Coletivo de 2022, ou seja, pode ser que esses salários aumentem este ano com o novo acordo coletivo. Além do salário, os funcionários fazem jus aos seguintes benefícios:

  • auxílio-refeição;
  • cesta alimentação;
  • assistência à saúde;
  • exames periódicos; e
  • assistência educacional (por dependente com idade até 17 anos e 11 meses).

Há também Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vinculada ao alcance de metas e indicadores de desempenho, previdência complementar, salário maternidade, salário paternidade e outras gratificações.

- Confira o plano de cargos e salários

Edital em outubro?

O presidente do banco, Aloizio Mercadante, deu entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, e revelou que o concurso BNDES será realizado em outubro deste ano (2024).

Afirmou ainda a necessidade das áreas de Cibernética e de Tecnologia da Informação (TI), o que pode indicar a presença dessas áreas no próximo edital.

"Em outubro, vamos voltar a fazer concurso porque é necessário. Esta área, por exemplo, de Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial, são fundamentais para o banco se modernizar", ponderou.

Ainda não está claro se o edital será lançado em outubro ou se as provas serão realizadas em outubro, pois o banco não confirmou que etapa do concurso deverá ocorrer em outubro, conforme dito pelo presidente do BNDES.