Na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho confirmou oficialmente que o concurso autorizado para Auditores Fiscais do Trabalho (AFT) fará parte do Concurso Nacional Unificado (CNU) que está sendo organizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Durante uma entrevista concedida no programa "Bom dia, ministro," do Governo Federal, o ministro revelou planos para a realização de um concurso que oferecerá 900 vagas para a carreira de Auditor Fiscal do Trabalho. Este concurso será integrado ao conjunto de concursos unificados e está previsto para acontecer no início do próximo ano.

Serão 900 vagas disponíveis com um salário inicial de R$ 22,9 mil. Anteriormente, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) havia expressado a necessidade de acelerar o processo de trâmites e a publicação do edital.

Veja a entrevista na íntegra:

Vídeo incorporado do YouTube

Como vai funcionar o CNU?

De acordo com Luiz Marinho, a expectativa é que o Concurso Nacional Unificado seja publicado em dezembro deste ano. Já a realização das provas está prevista para ocorrer em fevereiro de 2024.

Ele também destacou que a coordenação desse processo ficará a cargo do Ministério liderado por Esther Dweck. Além disso, o ministro ressaltou que o edital conterá diversas vagas em diferentes áreas, incluindo as destinadas aos auditores fiscais do trabalho.

A ação tem como meta abranger as 7.826 vagas que recentemente receberam autorização para preenchimento nos quadros do Poder Executivo.

Essa modificação visa reformular o modelo tradicional dos concursos públicos, com o propósito de tornar o ingresso na administração pública mais inclusivo, acessível e alinhado às demandas dos postulantes.

O plano do Governo Federal é conduzir a prova em um único dia, abrangendo um total de 180 cidades. Com essa abordagem, os candidatos terão a facilidade de realizar apenas uma inscrição e poderão concorrer a uma variedade de cargos dentro do bloco temático de sua preferência.

Último concurso ocorreu em 2013

O concurso mais recente promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para a posição de Auditor-Fiscal do Trabalho ocorreu em 2013, sob a supervisão do Cespe, atualmente conhecido como Cebraspe.

Naquela época, o certame disponibilizou um total de 100 vagas para o cargo. O número de inscritos na seleção alcançou a marca de 48.035 candidatos, o que representou uma concorrência média de aproximadamente 480 candidatos por vaga.