O Secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, General Mário Araújo, em publicação em vídeo divulgada nas redes sociais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG), anunciou a realização de um novo concurso público para o cargo de policial penal.

O Secretário de Segurança Pública de Minas Gerais afirmou que: "Já tivemos o aval da Secretaria de Planejamento do Estado e já criamos a comissão para dar continuidade ao processo de realização do concurso."

Com a Comissão formada e a autorização dada pela Secretaria de Planejamento do Estado, os preparativos para o certame já estão sendo tomados pela comissão. O próximo passo será a escolha da banca organizadora. O número de vagas que será ofertado no certame também será estudado pela comissão. A expectativa é que o concurso seja aberto no final deste ano ou início de 2021, dependendo da tramitação administrativa dos trabalhos do DEPEN-MG.

Após aprovação no ano passado da Emenda Constitucional 104, os então agentes penitenciários dos estados passam a ser policiais penais, adquirindo alguns dos direitos da categoria.

Último certame

O último edital lançado pelo DEPEN-MG ocorreu em 2018. Por meio de Processo Seletivo organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foram ofertadas 4.000 vagas temporárias para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário.

De acordo com o ultimo certame, o salário inicial da carreira é de R$ 4.098,45 por jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, sendo os trabalhos desempenhados em regime de plantão, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.