O Ministério Público Militar abrirá em breve um novo concurso público para o cargo de Promotor de Justiça. Para tal, a instituição já divulgou o possível cronograma da seleção, que terá edital no dia 20 de janeiro. A Comissão responsável pelos trâmites do novo concurso saiu no Diário Oficial da União em agosto do ano passado. Este será o 12º concurso público para o provimento de cargos de Promotor de Justiça Militar.

21/01/2020
19/02/2020
R$ 33.689,11
6

Segundo a assessoria do órgão, que já divulgou o regulamento do novo concurso, o cronograma provável do concurso tem:

Edital - Previsão de divulgação para 20/01/20
Inscrições - De 21/01/20 a 19/02/20

- Veja o regulamento do concurso MPM 2020

Para ingressar na carreira de Promotor de Justiça Militar é necessário ter formação em Direito, além de 3 anos de comprovada prática jurídica, exercida após a obtenção do registro no órgão profissional, nos termos do art. 58 da Resolução nº75/CSMPM. Conforme o último certame, o salário inicial para o cargo é de R$ 24.057,33 mensais para jornadas de trabalho que exigem dedicação exclusiva.

O Ministério Público Militar é o órgão responsável pela apuração dos crimes militares, através do controle externo da atividade policial judiciária militar e atua na instauração do inquérito civil.

Último Certame

O último concurso para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público Militar ocorreu em 2013. Na época, o certame foi organizado e realizado pelo próprio Ministério Público Militar, sem a intermediação de uma banca organizadora.

O concurso de 2013 ofertou 9 vagas sendo as mesmas distribuídas para as cidades de Recife (1 vaga), Belém (2 vagas), Bagé (1 vaga) e 5 nas cidades definidas após a realização de concurso interno de remoção.

O certame contou com diversas etapas, avaliando os candidatos por meio de prova subjetivas, provas objetivas, avaliação oral, prova prática e avaliação de títulos.