O cronograma do concurso do Ministério Público do estado de Minas Gerais (concurso MPMG) para o cargo de Promotor de Justiça Substituto foi atualizado com alterações nas datas das próximas etapas do certame. O documento foi divulgado nesta segunda-feira, 13 de janeiro, no site oficial do órgão.

12/09/2019
11/10/2019
24/11/2019
R$ 30.404,42
50
26/11/2019
Anexos

A retificação do cronograma do concurso ocorre após a anulação de três questões da prova objetiva. O gabarito definitivo, bem como os resultados das notas foram publicados no dia 09 de janeiro. Desta forma, as provas especializadas, que estavam marcadas para 08 e 09 de fevereiro de 2020, agora serão realizadas nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Há também uma data estimada para a etapa de provas orais, que devem ocorrer no período entre os dias 17 e 30 de junho e 1º e 02 de julho de 2020. A publicação do resultado final do concurso está prevista para o dia 29 de julho.

O concurso MP-MG tem 50 vagas abertas na carreira que exige nível superior em Direito e 3 anos de atividade jurídica. O salário é de R$ 30.404,42.

Próximas etapas do concurso MPMG

Com os resultados finais das provas objetivas divulgados, o concurso do MPMG segue agora para as 4 etapas restantes:

  • Provas Especializadas, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro de 2020;
  • Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
  • Provas Orais, de caráter eliminatório e classificatório (prevista para os meses de junho e julho);
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Provas escritas especializadas

A segunda etapa do concurso será composta por 4 provas escritas especializadas, consistindo na elaboração de peça processual e dissertação sobre tema abrangido pelo programa e na redação de 3 questões dissertativas. As provas especializadas envolverão temas jurídicos relacionados à 4 grupos temáticos, sendo eles:

  • GRUPO TEMÁTICO I - Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário e Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina, Legislação).
  • GRUPO TEMÁTICO II - Direito Penal e Criminologia e Direito Processual Penal.
  • GRUPO TEMÁTICO III - Direito Civil e Direito Processual Civil.
  • GRUPO TEMÁTICO IV - Direito Material Coletivo (Direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos) e Direito Processual Coletivo.

Mais informações sobre todas as etapas do concurso podem ser consultadas no edital.

Anexos