Além dos reflexos negativos nos âmbitos sociais, econômicos, administrativos e financeiros, a pandemia do coronavírus deve impactar negativamente os concursos públicos. Claro, há exceções em relação aos concursos e seletivos da área da Educação, mas em regra geral, os concursos, em sua maioria, estão sendo afetados diante remarcações de provas, suspensões de inscrições e organogramas e demais medidas tomadas pelos distintos âmbitos da Administração Pública. Alguns certames, como é o caso do IBGE por exemplo, restaram totalmente prejudicados e somente serão lançados no próximo ano.

Nessa mesma linha, não é diferente em relação ao concurso do Senado Federal. Sendo um dos concursos públicos mais aguardados do ano, o Concurso do Senado Federal deverá ser lançado somente após o término de toda a crise gerada em decorrência do coronavírus, quando houver um retorno à normalidade social.

Sem banca definida e autorizado novo concurso com a oferta de 40 vagas, desde o ano passado, a casa legislativa já passou por uma audiência pública a fim de discutir a elaboração do projeto básico e do termo de referência do certame. Contudo, embora houve demonstração de interesse em realizar o certame pelas bancas Instituto Axis, Idecan, Cesgranrio, Instituto Acesso Público, Cebraspe, Iades, FGV, AOCP e IBFC, ainda não há definição de qual das bancas será a escolhida para organizar o e elaborar o futuro certame.

Assim, com a expectativa de cronograma para o futuro concurso descumprido e com a Comissão do futuro concurso com os trabalhos em atraso, sem a elaboração do termo de referência, sem a definição da escolha de banca e sem o lançamento do edital, resta claro que os esforços do Senado Federal estão integralmente voltados ao combate ao coronavírus, tendo o novo concurso público para o órgão sido deixado de lado. Inclusive, não é exagero dizer que as provas do certame deverão ocorrer somente no final do segundo semestre deste ano, talvez 2021.

Concurso do Senado Federal:

Autorizado deste o ano passado, o futuro concurso para o Senado Federal deverá ofertar 40 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e nível superior. As vagas a serem ofertadas apresentarão salários que variam de R$ 19.427,79 a R$ 33.461,38. Para os interessados em concorrer a uma das vagas, informações completas acerca dos cargos, vagas, conteúdos de provas e muito mais podem ser consultadas na página atualizada do Concurso do Senado Federal 2020.