Está chegando a hora do Encceja. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP disponibilizou nesta segunda-feira, 14 de agosto, o Cartão de Confirmação de Inscrição do ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2023.

Se você é um dos mais de 1 milhão de inscritos, fique esperto, pois o ENCCEJA é diferente dos exames tradicionais, pois buscará verificar se o participante é capaz de usar os conhecimentos obtidos nos estudos em situações reais da sua vida em sociedade. Ou seja, a prova tenta trazer os assuntos para perto da realidade e costuma cobrar muita interpretação de texto.

Em 2023, a aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. Ao atingir a pontuação exigida, os inscritos receberão o certificado de conclusão dos estudos.

E se você quer saber o que é cobrado na prova, como funciona o sistema de pontuação (quantos prontos são necessários para passar), como consultar o local de prova em 2023 e muitos outros detalhes, continue lendo! Nesta matéria, saiba tudo sobre o ENCCEJA 2023.

O ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada pelo Inep. O exame permite aos participantes jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade apropriada alcançarem o certificado nessas etapas de ensino.

A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame.

O participante pode escolher no sistema em quais áreas de conhecimento deseja se inscrever para o Encceja e selecionar aquelas nas quais ainda não tenha obtido nota mínima em edições anteriores do exame.

Após participar do ENCCEJA, interessados podem entrar na faculdade e prestar concursos públicos. - Créditos: Reprodução/Ache Concursos.
Após aprovação no ENCCEJA, interessados podem entrar na faculdade e prestar concursos públicos. - Créditos: Reprodução/Ache Concursos.

Inscritos no ENCCEJA 2023

Segundo o INEP, ao todo, 1.104.146 participantes estão inscritos no ENCCEJA 2023, dos quais 193.572 (17,53%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 (82,47%) para o ensino médio. Essa edição recebeu menos inscritos do que no ano passado, quando mais de 1,6 milhão de pessoas buscaram o certificado de estudos.

Em 2023, as mulheres são maioria, com 613.097 (55,53%) participantes. Já o público masculino conta com 491.049 (44,47%) inscritos. A maior parte das inscrições têm entre 31 a 59 anos.

Neste ano, o exame contará com novidades, como a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado para quem tem deficiência visual e a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.

Quem não tem o fundamental pode fazer a prova do Ensino Médio direto? Sim! Se o interessado tiver mais de 18 anos na data da prova, então poderá fazer a prova do ENCCEJA para a certificação do ensino médio, mesmo se não tiver concluído o ensino fundamental.

ENCCEJA: Como é a prova?

O ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem provas com base na proposta do Ministério da Educação - MEC.

  • Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, o exame é hoje composto por 4 provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Então, são cobradas 120 questões ao todo. Os estudantes do ENCCEJA devem também escrever uma redação no dia de avaliação.

As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, e são aplicadas em um único dia, duas no turno matutino e outras duas no período da tarde.

Em 2023, o ENCCEJA terá provas no turno matutino, das 9h às 13h e, no turno vespertino, entre 15h30 até 20h30 (horário de Brasília-DF), em todos os Estados e no Distrito Federal.

As provas objetivas avaliam as áreas de conhecimento que são comuns durante o período letivo regular dos alunos brasileiros, mas de forma contextualizada.

Ensino Médio

Para buscar a certificação do Ensino Médio em 2023, o estudante deve se preparar para 4 provas diferentes. Veja abaixo quais são:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Ensino Fundamental

Para buscar o certificado do ensino fundamental, o estudante será avaliado nas seguintes disciplinas:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

O que cai no ENCCEJA?

"O que cai na prova?" Essa pergunta é tudo o que todos querem saber para se preparar em um certame. No ENCCEJA, é possível saber exatamente as áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares que vão ser cobrados no dia da prova.

Diferente da maioria das provas, no ENCCEJA o estudante deve estudar para conseguir identificar as matérias em contextos reais. Isso está contido nas chamadas Matrizes de Referência, que são um tipo de "conteúdo programático" do Exame. No entanto, esse material não é muito direto. Confira:

Matrizes de Referência - Ensino Fundamental

Matrizes de Referência - Ensino Médio

Estudo Ativo. O segredo para se preparar de forma satisfatória no ENCCEJA é fazer muitas questões e revisão. Dessa forma, você estará estudando de forma ativa.

O ideal seria realizar as provas anteriores do ENCCEJA, mas esse material não é disponibilizado pelo INEP nas últimas versões (2022) e nos exames anteriores a 2017. Até a edição desta matéria, era possível acessar os cadernos de provas do ENCCEJA 2019, 2018 e 2017. Confira aqui! Fazer provas das versões anteriores pode ajudar quem fica perdido ao ler as matrizes de referência que não mostram ao estudante qual assunto estudar de forma direta, como "interpretação de texto" e "porcentagem", por exemplo.

Sites sobre ENCCEJA. Felizmente, existem sites e cursinhos preparatórios (alguns gratuitos) que mostram quais tópicos mais caem no ENCCEJA, como o site Guia do Estudante, por exemplo.

Livros do Estudante. Vale mencionar que o Inep disponibiliza muito material de estudo gratuito em seu portal. São oito livros do INEP com orientações aos estudantes que buscam cerificação para o ensino fundamental e o ensino médio.

ENCCEJA - ENSINO MÉDIO
Área do conhecimento Componentes curriculares
Ciências naturais Ciências
Matemática Matemática
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação Língua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes e educação física
História e geografia História, geografia, filosofia e sociologia
ENCCEJA - ENSINO FUNDAMENTAL
Área do conhecimento Componentes curriculares
Ciências da natureza e suas tecnologias Química, física e biologia
Matemática e suas tecnologias Matemática
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação Língua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes e educação física
Ciências humanas e suas tecnologias História, geografia, filosofia e sociologia

Quantos pontos preciso para passar?

Cada prova objetiva do Encceja tem 30 questões objetivas e a nota é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), portanto a média não é exatamente proporcional à quantidade de acertos, porque as perguntas têm grau de dificuldade diferente.

Segundo o INEP, o participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, que varia de 0 a 10.

Calendário de provas em 2023

A aplicação do ENCCEJA Nacional 2023 será realizada no dia 27 de agosto, nos horários abaixo:

ENCCEJA - ENSINO FUNDAMENTAL
27 de agosto de 2023
Manhã Tarde
Das 9h às 13h Das 15h30 às 20h30
Prova I: Ciências Naturais Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova II: Matemática Prova IV: História e Geografia
ENCCEJA - ENSINO MÉDIO
27 de agosto de 2023
Manhã Tarde
Das 9h às 13h Das 15h30 às 20h30
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova II: Matemática e suas Tecnologias Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Como consultar meu local de prova?

A consulta dos locais de provas do ENCCEJA 2023 já está aberta. Após a escolha da cidade na hora da inscrição, o estudante deve acessar a divulgação do seu local de provas no site do INEP por meio do endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Nesse site, o Inep disponibiliza o Cartão de Confirmação da Inscrição, que informa número de inscrição, data, hora e local de realização das provas, indicação das áreas de conhecimento e da etapa de ensino, solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, se for o caso, e indicação da secretaria estadual de Educação ou do instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia que pleiteará a certificação.

ENCCEJA: Como fazer inscrição em 2023?

O INEP já encerrou o período de inscrições do ENCCEJA em 2023. O cadastro pôde ser realizado pela internet entre os dias 22 de maio a 02 de junho.

Se você perdeu o prazo de inscrição em 2023, não se preocupe! Em 2024 haverá outro exame. Nesse caso, agora é importante organizar os estudos e aguardar a abertura das inscrições novamente, do ENCCEJA 2024.

Vale saber que, a inscrição é totalmente gratuita e o participante deverá seguir o seguinte passo a passo:

  • informar os dados pessoais e endereço;
  • solicitar, se necessário, atendimento especializado;
  • indicar a certificação de conclusão de ensino que pleiteará: fundamental ou médio;
  • indicar o estado e o município onde realizará as provas;
  • indicar a secretaria estadual de Educação ou o instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia a quem deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência;
  • preencher corretamente o questionário socioeconômico;
  • informar um endereço de e-mail único e válido e um número de telefone fixo e/ou celular válidos; e
  • verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.

Com informações, INEP e EDITAL Nº 19/2023.