A ansiedade dos estudantes chegou ao ápice nesta terça-feira, 16, com a tão esperada divulgação dos resultados do ENEM 2023 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No entanto, o que era para ser um momento de alívio e celebração transformou-se em frustração devido às instabilidades enfrentadas pelo sistema.

Instabilidade na Página do Participante Inep: Logo nas primeiras horas do dia, a Página do Participante Inep, onde os candidatos poderiam conferir suas notas, ficou fora do ar. O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou em coletiva que os resultados foram liberados às 10h30min. Contudo, a instabilidade persistiu, gerando nervosismo entre os candidatos que buscavam acessar suas notas.

Problemas no aplicativo da Caixa: Simultaneamente, o aplicativo da Caixa enfrentou instabilidade, deixando usuários frustrados. Relatos de falhas no login e mensagens de erro com os códigos az-403 ou 0219 foram amplamente compartilhados. O impacto foi grande, impedindo transações financeiras e pagamentos via Pix, segundo o site Downdetector.

O Downdetector, responsável por monitorar problemas em plataformas, registrou um pico de notificações referentes à Caixa Econômica Federal às 8h45, com 615 relatos. As principais dificuldades foram relacionadas à login no aplicativo móvel (69%), login no internet banking (22%) e pagamentos de contas (9%).

Créditos: Divulgação/Downdetector
Créditos: Divulgação/Downdetector

Quanto ao Inep, o Downdetector apontou 100 notificações com picos às 11:15 da manhã. As maiores queixas foram direcionadas ao site (86%), login (7%) e aplicativo móvel (7%).

Repercussão nas redes sociais

A situação gerou uma onda de reclamações nas redes sociais, com hashtags como #CaixaForaDoAr e #ENEM2023 evidenciando a insatisfação dos usuários. O Google Trends registrou um aumento expressivo nas buscas por termos como "app da Caixa fora do ar" e códigos de erro associados.

Veja algumas postagens dos usuários:

Para os candidatos que enfrentam dificuldades na consulta do resultado do ENEM 2023 devido à instabilidade na Página do Participante, a recomendação é aguardar. A expectativa é que ao longo do dia o sistema normalize, permitindo um acesso mais estável.

Em meio ao caos técnico, alguns candidatos conseguiram acessar seus resultados. Quem ainda não conseguiu, deve tentar mais tarde.