Ocorreram no domingo de 07 de fevereiro as provas objetivas do grande concurso público do Tribunal de Contas do RJ. Foram mais de 12 mil candidatos que disputam as 40 vagas para o cargo de Analista de Controle Externo em várias especialidades de atuação. A remuneração inicial da carreira é atrativa e será de R$ 13.708,81 em todas as áreas de atuação por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

20/11/2020
01/12/2020
06/02/2021
R$ 13.708,81
40
09/02/2021
Anexos

A seleção reabriu inscrições entre novembro e dezembro do ano passado e será para provimento dos seguintes cargos:

  • 9 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Ciências Contábeis - Requisito: diploma de curso de graduação em Ciências Contábeis, registro no órgão de classe, e dois anos de prática profissional.
  • 16 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Controle Externo - Que pede curso de nível superior em qualquer área de formação e dois anos de prática profissional.
  • 8 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Direito - com requisito de curso de nível superior em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil ou, no caso de o candidato exercer função incompatível com o exercício da advocacia, documento comprobatório da incompatibilidade para o exercício da profissão e, no mínimo, dois anos de prática profissional.
  • 7 vagas para Analista de Controle Externo - Especialidade Tecnologia da Informação - Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em
    Ciência da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia da Computação ou de curso de nível superior correlato na área de Informática ou de Tecnologia da Informação, e dois anos de prática profissional.

Os candidatos realizaram as provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, que contaram com 200 questões do tipo Certo ou Errado, metodologia normalmente empregada pelo Cebraspe em suas avaliações onde cada acerto soma um ponto e cada erro desconta um ponto na nota final. A prova vale 200 pontos e será aprovado o concorrente que obtiver nota igual ou superior 20,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1, nota igual ou superior 30 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2 e nota igual ou superior 60 pontos no conjunto das provas objetivas.

Veja a concorrência por cargo:

Concorrência do concurso TCE-RJ - Fonte: Cebraspe
Concorrência do concurso TCE-RJ - Fonte: Cebraspe

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram uma prova discursiva, para cada cargo/área/especialidade, valerá um total de 100,00 pontos. Esta, foi composta por três questões a serem respondidas em até 20 linhas e uma peça de natureza técnica, de até 50 linhas, no valor de 40 pontos. A prova discursiva avaliará o conteúdo - conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Gabaritos TCE-RJ

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site do Cebraspe nesta terça-feira, 09 de fevereiro de 2021, a partir das 19 horas.

Será convocado para a avaliação de títulos o candidato aprovado na prova discursiva e classificado, respeitados os empates na última colocação. Esta, valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

A nota final no concurso (NFC) será o somatório da nota final nas provas objetivas, da nota final na prova discursiva e da pontuação final obtida na avaliação de títulos. Os candidatos serão ordenados de acordo com os valores decrescentes das notas finais.

O prazo de validade do concurso será de 6 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Anexos