A previsão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para as festas de final de ano até o dia 3 de janeiro de 2023 trazem um volume de chuvas mais intensas na faixa que vai do Espírito Santo até o norte de Mato Grosso e sul do Pará.

Já em parte do norte da Região Nordeste, na Região Sul e em Roraima predomina o tempo seco nesses locais.

"Para a Região Norte, são previstos volumes de chuva maiores que 50 milímetros (mm) em áreas do centro-sul do Amazonas, leste do Acre e grande parte de Rondônia, podendo ultrapassar 150 mm no extremo sul do Pará e no Tocantins. Já em Roraima, não há previsão de chuvas; e nas demais áreas os volumes de chuva ficarão em torno de 30 mm", informa o Inmet.

Tempo na Região Nordeste e Centro-Oeste para o Réveillon

Para os dias de Ano Novo, na Região Nordeste estima-se que haja maior concentração de acumulados de chuva em áreas do sul do Maranhão e Piauí, com volumes maiores que 50 mm.

Nas áreas do oeste da Bahia, onde há previsão de acumulados maiores que 80 mm, podem ocorrer acumulados acima de 150 mm no sul da Bahia. Nas áreas centrais do Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco, espera-se volumes em torno de 30 mm. "Nas demais áreas haverá predomínio de tempo seco", complementa o instituto.

No Centro-Oeste, a previsão é de "chuva de grandes volumes, maiores que 80 mm, e que podem ultrapassar 150 mm na parte central e norte de Mato Grosso e Goiás, enquanto em localidades ao sul destes estados os volumes podem ser menores que 60 mm".

Estão previstos baixos volumes de chuvas no extremo norte do Mato Grosso do Sul, menores que 40 mm. Nas demais áreas da região, não há previsão de precipitação.

Como fica a previsão do tempo para o Sudeste e Sul

Para a Região Sudeste, o INMET informa que até 3 de janeiro, a expectativa é que os maiores volumes de chuva ocorram "em áreas do centro e norte de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo, com volumes que podem ultrapassar 150 mm".

Deverá ocorrer acúmulos inferiores a 50 mm no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro. Já no sul de Minas Gerais, estima-se que os volumes de chuva sejam de 30 mm. "Nas demais áreas há previsão de baixos acumulados de chuva que não devem ultrapassar 20 mm".

Para a Região Sul, principalmente no litoral de Santa Catarina e do Paraná, os volumes de chuva podem passar de 50 mm. Nas demais áreas, há "possibilidade de pancadas de chuva no início da semana, com predomínio de tempo seco e sem chuvas nos dias seguintes".