Mais de um ano após a divulgação do resultado final do processo seletivo público, a Petrobras voltou a modificar oficialmente o resultado da seleção regida pelo edital Petrobras PSP RH 2023.2. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 31 de julho de 2025, por meio do Edital nº 32 - PETROBRAS/PSP RH 2023.2, e envolve a exclusão de candidatos anteriormente aprovados no procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras.
A decisão impacta diretamente a classificação final nas Ênfases 8 e 14 do polo Sudeste e provoca uma reconfiguração no resultado final que havia sido homologado em junho de 2024. A retificação ocorre em razão de decisão judicial desfavorável aos candidatos que haviam ingressado no certame sob condição sub judice.
Quem foi excluído e por quê?
Os candidatos identificados pelos números de inscrição 10107774 e 10070027 foram desclassificados após a finalização de processos judiciais que contestavam sua autodeclaração racial. Eles estavam em análise desde etapas anteriores do concurso, e foram mantidos provisoriamente no resultado final do procedimento de heteroidentificação, etapa obrigatória para validação da autodeclaração de candidatos negros, conforme prevê a legislação de cotas.
Com o encerramento das ações e o indeferimento de seus pedidos, a comissão organizadora procedeu com a exclusão definitiva, alterando, consequentemente, a ordem de classificação dos demais candidatos nas ênfases afetadas.
A exclusão de candidatos sub judice diz respeito a etapa de heteroidentificação, que consiste na análise da veracidade da autodeclaração racial feita pelos candidatos que concorrem às cotas para pessoas negras. Esse processo vem sendo adotado pelas estatais e órgãos públicos após decisões judiciais que apontaram para a necessidade de coibir fraudes no uso da política de cotas.
A mudança se dá após um ano da homologação do resultado final, que saiu no dia 6 de junho de 2024 - veja
Quais áreas foram impactadas?
As alterações ocorreram nas Ênfases 8 e 14, ambas do polo Sudeste, cujos locais de lotação inclui municípios como Betim-MG, Cubatão-SP, Duque de Caxias-RJ, Itaboraí-RJ, Macaé-RJ, Mauá-SP, Paulínia-SP, Rio de Janeiro-RJ, Santos-SP, São José dos Campos-SP, Vitória-ES. A nova lista com os nomes e classificações atualizadas está disponível no Diário Oficial da União.
O edital reforça que a nova classificação final se limita às duas ênfases mencionadas e não interfere nas demais especialidades ou regiões contempladas no concurso.
Entenda o concurso Petrobras PSP RH 2023.2
O processo seletivo que agora passa por reavaliação foi anunciado em dezembro de 2023, com 6.412 vagas para o cargo de Profissional de Nível Técnico Júnior. Destas, 916 eram imediatas e 5.496 para cadastro reserva, abrangendo diversas áreas técnicas como elétrica, mecânica, segurança do trabalho, química, logística, entre outras.
A seleção teve como principal objetivo reforçar o quadro técnico da companhia em várias unidades operacionais espalhadas pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. As vagas estavam distribuídas por polos de trabalho, com destaque para cidades como:
- Região Sudeste: Betim (MG), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Mauá (SP), Paulínia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Vitória (ES);
- Região Sul: Araucária (PR) e Canoas (RS);
- Região Nordeste: Ipojuca (PE).
Para participar, os candidatos precisavam ter formação técnica completa na área de atuação pretendida, com diploma reconhecido pelo MEC. O regime de contratação adotado foi o CLT, com salário básico de R$ 3.446,23 e garantia de remuneração mínima mensal de R$ 5.878,82. Além disso, a Petrobras ofereceu pacote de benefícios, incluindo vale-alimentação, previdência complementar, assistência médica e auxílio-creche. As últimas publicações do concurso estão no site do Cebraspe.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: