A Receita Federal divulgou nota por meio de seu site informando sobre um novo golpe que vem ocorrendo com o nome da instituição. Golpistas estão se passando por servidores da Receita e enviando cartas falsas cobrando valores para desbloqueio de empréstimos feitos em instituições financeiras.

Na notificação postal falsa é exigido o pagamento de IOF para desbloqueio de algum empréstimo realizado pelo recebedor da carta. O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, relativos a crédito, câmbio e seguros, ou títulos e valores mobiliários. Ainda não se sabe como os falsários têm acesso ao CPF do requisitante do empréstimo.

Na carta, os falsários informam que a liberação do crédito ou financiamento somente ocorrerá após o pagamento do imposto. Na correspondência há dados bancários para depósito e uma assinatura falsa de algum servidor da Receita.

A Receita Federal reitera que não faz recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O IOF deve ser pago exclusivamente por Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e cabe à instituição financeira que concede o crédito fazê-la.

Canal de denúncia

O Ministério da Economia pede para que as pessoas façam a denúncia de golpes por meio da Ouvidoria do órgão no Fala.br para que os órgãos responsáveis façam a apuração dos fatos.

A Receita diz ainda que os golpistas geralmente cometem erros de ortografia nas correspondências ou ainda informações confusas ou incorretas. Fique atento a esses sinais de falsidade.

Quem aplica esse tipo de golpe pode ser enquadrado nos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade.