O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início ao Censo Demográfico 2022. A pesquisa que começou em 1º de agosto e segue até novembro vai abranger 75 milhões de lares para coletar informações sobre a realidade das famílias brasileiras.

Para a realização do Censo 2022, o IBGE contratou por meio de processo seletivo mais de 183 mil Recenseadores. Os profissionais vão percorrer mais de 5 mil municípios fazendo entrevistas em áreas urbanas e rurais, além de visitar localidades quilombolas e terras indígenas.

Contudo, em menos de um mês de atuação o estudo já tem enfrentado problemas para ser realizado. Nesta semana, a União dos Recenseadores do Brasil, que representa a categoria dos temporários, convocou uma greve geral para o dia 1º de setembro.

O motivo da paralisação seria o atraso no pagamento dos recenseadores e por melhores condições de trabalho. Em carta enviada ao presidente do IBGE, a entidade ressaltou que a "falta de regularidade no pagamento está comprometendo e execução do serviço".

De acordo com os trabalhadores, o órgão tem atrasado o pagamento dos salários e do auxílio-transporte, além de outros problemas como a falta de segurança em algumas localidades de grandes cidades.

Completando 25 dias de Censo nesta quinta-feira (25), o IBGE já registrou a desistência de 6.550 recenseadores que deixaram de fazer parte das operações do estudo demográfico. Segundo o instituto, as rescisões contratuais estão dentro do previsto e não oferecem risco à realização da pesquisa. Até o momento, aproximadamente 160 mil profissionais foram contratados e outros 10 mil estão em treinamento.

No meio desta semana, o órgão lançou mais um edital para preencher 6.757 vagas temporárias, sendo 6.514 para Recenseador, 45 para Agente Censitário Municipal e 206 vagas para Agente Censitário Supervisor. As vagas são para atuação em cidades dos estados de Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins, Amazonas e Pará.

Nas redes sociais, os brasileiros contratados para trabalhar no Censo têm denunciado casos de agressões verbais, assédio e ameaças ao tentar aplicar o questionário.

Também nas redes, grupos de Recenseadores se articulam para fortalecer os protestos previstos para os próximos dias.

IBGE se desculpa pela falta de pagamento

Em resposta ao movimento dos profissionais, o IBGE divulgou um comunicado na última terça-feira (23), agradecendo o empenho e dedicação dos Recenseadores e se desculpando pela "demora na liberação do pagamento da coleta e transtornos causados pelo atraso da ajuda de treinamento e de lomoção".

De acordo com o órgão, os pagamentos solicitados até 18 de agosto, referentes a ajuda de locomoção e diárias, já foram regularizado e o Instituto está comprometido em "reduzir esses prazos". "Sobre os pagamentos de ajuda de treinamento, há ainda algumas demandas residuais que estão sendo resolvidas caso a caso pelo IBGE em suas respectivas unidades estaduais", diz a nota.

Confira abaixo o comunicado do IBGE na íntegra:

É obrigatório responder ao Censo do IBGE?

Sim, caso você seja abordado por um recenseador no seu domicílio será obrigado a responder o questionário do Censo 2022. Segundo a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, "toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE".

A lei também assegura o sigilo das informações prestadas e impede que os dados sejam usados como prova em processo administrativo, fiscal e judicial ou para qualquer outra finalidade.

Neste ano, além de responder o questionário presencialmente os brasileiros poderão optar por responder às perguntas do Censo pelo telefone ou pela internet. Para responder ao Censo de forma remota é preciso que o recenseador entre em contato com o cidadão, que poderá agendar uma entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet.

Ao selecionar a opção de responder o questionário pela internet, o cidadão receberá um tícket eletrônico (e-ticket) que será válido por sete dias. Caso o preenchimento do questionário não seja concluído neste prazo, a entrevista será realizada por telefone pelo Centro de Apoio ao Censo (CAC).

O questionário básico é formado por 26 quesitos e leva cerca de 5 minutos para ser preenchido. Já o questionário ampliado possui 77 perguntas e demora 16 minutos para ser respondido.

A seleção do tipo de questionário que o cidadão deverá responder é feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. Saiba quais questões serão abordadas nos questionários do Censo 2022:

Questionário básico: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Questionário ampliado: além dos blocos básicos abordará também questões sobre trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.