Todos já sabemos que o Pix se tornou uma forma bastante popular de pagamento e transferência de dinheiro no Brasil, uma já das mais usadas. Dessa forma ela se torna alvo de criminosos e pessoas mal intencionadas que utilizam a ferramenta para fraudes na internet.

Muitos golpes estão sendo aplicados agora usando a modalidade do Pix como isca para roubar dinheiro de vítimas desavisadas. É importante ficar atento e conhecer esses golpes para evitar cair neles.

O golpe, também chamado de GoPIX, é uma prática criminosa em que os golpistas usam malwares, que são mecanismos espalhados através de links e aplicativos maliciosos, para infectar o celular ou computador da vítima. Através desses malwares, os criminosos conseguem realizar transferências de valores sem o consentimento das pessoas. Infelizmente, milhares de pessoas já foram vítimas deste tipo de golpe.

Como funciona o golpe do GoPIX?

Especialistas alertam que o golpe do PIX via WhatsApp geralmente começam com uma mensagem contendo um link ou indicação de aplicativo para baixar. Tome cuidado!

Ao acessar ou baixar o conteúdo malicioso, o dispositivo é infectado com um malware, programa que rouba dados da vítima. Esse golpe pode se dar até no WhatsApp Web, onde a vítima é direcionada a um endereço de internet que solicita a atualização através de um arquivo compactado.

Esse vírus acompanha as atividades da vítima, identificando quando ela realiza uma compra online e opta pelo pagamento por PIX copia e cola. Durante o processo de pagamento, o malware intercepta esse código e altera a chave PIX para a conta do criminoso.

Segundo a Kaspersky, vírus contra computadores pessoais são os ataques mais recorrentes, com 1,8 milhão de ocorrências detectadas. A disseminação ocorre também com anúncios falsos na internet, usando links que aparecem na busca com erro de ortografia, por exemplo ao digitar "Iutube ou WatsAp". O google tem uma ferramenta que controla e monitora o que aparece na busca orgânica, mostrando sempre sites seguros, no entanto isso nem sempre acontece nos links patrocinados.

Ao baixar e instalar o aplicativo malicioso, os criminosos conseguem ter acesso à plataforma de transferência de valores e realizam as transações fraudulentas sem o conhecimento da vítima.

Como se proteger

A melhor maneira de se proteger contra os golpes do PIX é sempre evitando clicar em links suspeitos.

Se você não solicitou nenhum contato ou não esperava nenhuma mensagem de aplicativos oficiais, não clique em links desconhecidos. Lembre-se de que os bancos não enviam mensagens com links e opções de download pelo WhatsApp nem por e-mail.

Evite também baixar aplicativos fora das lojas oficiais - App Store e Google Play. Caso você acidentalmente baixe um aplicativo fora dessas lojas, apague-o e não clique em botões que falem sobre atualizações.

Outra dica importante é SEMPRE revisar e verificar as informações do destinatário do Pix. Verifique antes do envio final se o destino está mesmo correto e desconfie quando aparecer um nome desconhecido que não esteja ligado ao vendedor ou à empresa. Na dúvida, fale com o destinatário e confirme sempre antes de enviar.

A prevenção é sempre o melhor caminho quando se trata de salvar-se desses golpes maliciosos do PIX. Fique alerta, desconfie de mensagens suspeitas e conteúdos duvidosos, assim você estará evitando prejuízos financeiros e protegendo suas informações pessoais.