Em janeiro (23), o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou informações referentes aos empregos formais gerados no Brasil em 2014 e os números não foram nada animadores. Houve queda de 64,4% no número de vagas em comparação a 2013, ano em que o país proporcionou 1,1 milhão de vagas. Isto significa um decréscimo de 396.993 no número de oportunidades de trabalho nas diversas regiões.

Com a crise econômica que está se alojando em todo o país, a iniciativa privada sofre graves turbulências e isso faz com que a procura pelos concursos públicos aumente. Esta afirmativa pode ser confirmada pela recente pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público - Anpac. De acordo com o órgão, mais de 215 mil vagas estão previstas para este ano em concursos públicos, além das 60 mil vagas, aproximadamente, que estão em aberto já no primeiro semestre de 2015.

Tal cenário mostra-se compreensível, uma vez que, frente à crise e às crescentes demissões, muitas pessoas optam por buscar vagas em concursos públicos movidas pela insegurança da instabilidade. Essa situação não somente envolve quem precisa entrar no mercado de trabalho, mas para quem também busca uma ascensão profissional. Com isso, o mercado de cursinhos preparatórios e procura de materiais didáticos, como apostilas e aulas online, vem aumentando cada vez mais no cenário brasileiro.

Os principais atrativos para alcançar a almejada carreira pública são: bons salários e estabilidade no emprego. Por isso e por outros motivos, a carreira em órgãos públicos tem se tornado muito valiosa e concorrida. Sendo assim, para os que desejam buscar a sua vaga, quanto maior a demora para iniciar a preparação, maior será a concorrência, pois o número de candidatos não para de crescer.

Veja os concursos abertos por estado

Outra vantagem que se mostra no cenário dos concursos públicos é de como as seleções ocorrem, isto é, de forma democrática e que depende somente da vontade e do preparo do candidato. Quanto mais consciente e determinado da sua necessidade por um cargo estiver o concurseiro, maior será a sua energia e motivação para estudar satisfatoriamente.

Para quem deseja iniciar sua vida de concurseiro, isto é, dedicar-se aos estudos para conquistar uma vaga na carreira pública, algumas dicas podem auxiliar na organização e preparo do candidato:

Pesquisar é fundamental

Antes de ingressar em uma carreira pública, é importante que o candidato saiba quais os cargos que ele gostaria de preencher ou definir em que área pretende seguir. Sendo assim, é importante que a pessoa estude algumas oportunidades, identificando características e atividades das funções para avaliar em qual poderia se encaixar melhor.

Procrastinação nos estudos atrapalha candidatos

Há algumas pessoas que buscam diretamente pelos maiores salários, mas é preciso saber que eles também exigem maior quantidade de conteúdos a estudar e maior tempo de preparo. A opção para nível superior ou médio também exige escolha. Para o nível médio, a facilidade e a quantidade de conteúdos é menor, porém a procura e concorrência é relativamente maior. Já os cargos de nível superior possuem a vantagem da concorrência menor, porém os conteúdos são mais extensos e específicos, exigindo maior preparação.

Primeiros passos

Após o candidato escolher a área em que quer seguir ou os cargos que gostaria de ocupar, identificando quais os concursos que irá concorrer, é hora de começar os estudos. Para esse momento, há quatro recomendações básicas.

O primeiro passo é estabelecer o conteúdo que será estudado, a partir do que é previsto nos concursos que o candidato escolheu. Sabendo o conteúdo e a quantidade de matérias e leituras que terá, o próximo passo é definir a maneira mais apropriada para estudar, se por conta própria ou em cursos preparatórios.

Estudar por conta própria pode te levar à aprovação?

Por último, o candidato deve criar um cronograma de estudos, com horários, matérias diárias, intervalos, compromissos, etc. O cronograma deve conter todas as informações da rotina do estudante para ele saber se o seu tempo está sendo bem aproveitado.

Veja também - Os 10 erros mais comuns dos concurseiros

Lembrando que quantidade não é qualidade. O candidato deve respeitar o seu limite de horas que pode dedicar aos estudos, não esquecendo dos momentos de descanso e lazer.