Metas de Ano Novo para obter bons resultados em 2019

No início de todos os anos as pessoas costumam traçar metas e objetivos e você, concurseiro, não só pode como deve fazer isso também, organizando-se para fazer de 2019 o ano da sua realização profissional. Saiba como.

Por Luana Daniele Ciecelski

Estudar mais. Prestar novos concursos públicos. Alcançar estabilidade na carreira. É chegado o início de um novo ano e nesse período, muitas pessoas têm o hábito de apontar resoluções e traçar metas como essas acima para os próximos meses. No universo dos concursos, esse tipo de organização é super bem-vinda e até mesmo indicada, portanto, essa é a melhor hora possível para se organizar rumo aos seus objetivos. Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Dicas para se organizar e começar 2019 indo na direção da realização profissionalDefina uma carreira ou área de atuação

Uma forma de começar é definindo a área de atuação que você pretende seguir. Verifique as possibilidades dentro de sua área de formação, seja ela fundamental, média, técnica ou superior, informe-se sobre as atividades exercidas em cada uma das opções de função, e escolha aquela ou aquelas que mais se encaixam com o seu perfil. Lembre-se: Isso é fundamental porque você poderá desempenhar essa atividade por muitos anos (ou pelo resto da vida) caso seja aprovado. Não leve em conta apenas a remuneração, mas as atribuições do cargo pretendido e sua vocação para tal.

Filtre os concursos

O próximo passo é saber que tipos de concursos abrem vagas para essa carreira que você tem em mente. Alguns cargos são mais específicos para concursos de determinados órgãos, como é o caso de Delegado, que abre dentro da área policial. Outros cargos, como assistentes, técnicos ou auxiliares administrativos, são mais comuns. Mas se você tem em mente fazer um tipo específico de concurso, como bancário ou judiciário, ou mesmo o concurso do órgão tal, é importante pesquisar quais foram os últimos certames realizados nessa área, quais são seus prazos de validades, se há previsão de divulgação do novo edital. Busque informações sobre o processo seletivo em si também. Veja se ele acontece na sua cidade ou apenas nas capitais, e verifique se você tem disponibilidade para ir até o local de provas (ou, pelo menos, se organizar para isso), e claro, se a lotação exigirá mudança ou não, e se você tem essa disponibilidade. Tudo isso deve ser colocado na balança na hora de escolher a melhor carreira.

Veja: Concursos previstos para 2019

Foque os estudos na área escolhida

Tendo em mente qual o cargo que você pretende alcançar, ou para qual órgão você gostaria de prestar concurso, é mais fácil organizar seus estudos, porque você estará delimitando os conhecimentos que precisará ter para alcançar a vaga almejada. Agora, então, você poderá pegar editais anteriores do concurso desejado e estudar a partir deles enquanto o novo não sai. Ou então, você pode buscar o conteúdo programático de concursos semelhantes, visando determinado cargo. Use e abuse das informações disponibilizadas em editais passados.

Organize sua rotina

Crie uma tabela com horários de estudos de acordo com sua disponibilidade de tempo e com base no conteúdo programático que você verificou em concursos anteriores. E comece a estudar já. Não importa se o edital está prestes a sair ou ainda não tem previsão. Se a dúvida a respeito de por onde começar for muito grande, comece por aqueles conteúdos que costumam ser comuns à maioria dos certames, como Português, Matemática, noções de Direito Constitucional, etc. Priorize também aqueles conteúdos que você têm mais dificuldade.

Veja ainda: Estudar antes do edital. Porque é importante e como devo fazê-lo

Aprenda com seus erros

Se você já vinha estudando para concursos no ano que passou, mas não conseguiu alcançar o resultado que queria, aproveite esse momento de recomeço para avaliar seus erros e acertos. Verifique o que funcionou e o que não funcionou. Esse também é um bom momento para identificar o que faz com que você perca tempo, como por exemplo, o uso excessivo de redes sociais ou mesmo a procrastinação. Procure mudar isso. Limitar o uso de celular, por exemplo, ou criar uma agenda semanal ou diária para listar tarefas, de forma a gerir melhor o seu tempo.

Leia: 10 dicas para se sair bem na prova discursiva.

Resolva questões

Praticar o que foi estudado é, e sempre será, uma das melhores técnicas para fixar o conteúdo. Abuse da resolução de questões anteriores do cargo pretendido e da banca organizadora (caso já tenha sido definida) do concurso que você fará. Assim como em tudo na vida, o treinamento é o que garante a perfeição (ou quase ela) na hora decisiva. Resolver questões irá te mostrar o quão capacitado você estará para encarar a prova.

Concursos próximos indicados para você
ConcursoInscrições atéN° VagasSalários até
ACHE SEU CONCURSO
Quer encontrar um concurso público específico?

Nossa busca vai te ajudar a encontrá-lo, basta você preencher alguns campos e pronto.

Buscar concursos
Últimas notícias
Comentários
Carregar comentários