Está pensando em prestar algum bom concurso público ainda em 2019? Então é bom saber quais os certames que estão previstos para os últimos meses do ano. Pensando em deixar você mais preparado, o Ache Concursos elaborou uma lista dos principais concursos que deverão ter editais lançados até o fim de 2019.

Com o anúncio de regras mais rígidas para autorização de concursos federais, muitos órgãos do executivo que pediram novas seleções deverão ser contemplados a partir de 2020. Mesmo assim, citamos abaixo os órgãos que fizeram a solicitação para preencher novas vagas, e, portanto, pretendem realizar novos concursos. Confira:

  • 13 órgãos federais pediram editais para o ano que vem, concursos 2020;
  • 6 Tribunais têm editais iminentes
  • 4 concursos municipais na área Fiscal
  • Mais de 10 concursos municipais já escolheram banca organizadora

Concursos previstos nos Tribunais

TRE-PA - O Tribunal Regional Eleitoral do Pará publicou no Diário Oficial da União de 08 de outubro, o nome da empresa que irá coordenar a nova seleção de servidores no órgão. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) vai lançar o edital e aplicar as provas - Veja a escolha da banca. Segundo o portal de transparência do órgão, são atualmente 13 cargos vagos no TRE-PA, sendo 7 técnicos e 6 analistas. Assim, a previsão de abertura de vagas segue os cargos vagos.

TJSC - O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou por meio do Diário Oficial de 6 de setembro que a Fundação Carlos Chagas - FCC vai coordenar e organizar a nova seleção de pessoal. Até o momento, ainda não há definição dos cargos que serão ofertados, visto que o órgão tem um grande concurso vigente no estado até 2020 e que poderá ser prorrogado até 2022 - foi realizado em 2018. Assim, a previsão é de que esse novo concurso seja apenas para Regiões onde não há mais candidatos aprovados a convocar. Assim, a previsão é de que apenas os cargos de Psicólogo, Assistente Social, Médico, Analista de Sistemas, Analista Administrativo e Técnico de nível médio tenham vagas para lotação na 1ª, 2ª e 8ª Regiões - veja mais do concurso previsto no TJSC.

TJTO - O concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJ-TO) terá continuidade após ter sido barrado em 2018 pelo Tribunal de Contas do Estado. O TCE revogou sua decisão que suspendia o certame, após ter alegado que as normas da licitação realizada na época foram descumpridas. Agora, a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) passa a ser considerada legal e o concurso poderá ser retomado. A decisão foi publicada no Boletim do TCE-TO em junho. Serão abertas 30 vagas para técnicos e analistas - Veja mais do concurso TJ-TO.

TJRJ - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deverá realizar um novo concurso público muito em breve. De acordo com informações divulgadas recentemente, pelo novo presidente do TJ do estado, o desembargador Claudio de Mello Tavares, a previsão é de que o órgão siga um cronograma, primeiro chamando os últimos aprovados no último certame, o que já aconteceu, e então, lance o edital da nova seleção, previsto para o último trimestre. Veja mais informações do concurso para área de apoio e também para a magistratura do TJRJ, já aberto.

TJRS - O concurso para Oficial de Justiça de Classe 'O' teve edital publicado para 3 vagas no cargo - veja mais do concurso TJRS classe 'O'. Já para Oficial de Justiça da classe PJ-H (interior) e Assistente Social Judiciário, o Tribunal ainda está em fase de definição de banca. O processo interno passou por novas movimentações em maio e novos documentos foram enviados para publicação no Diário de Justiça Eletrônico. De acordo com as informações disponibilizadas no site do TJRS, o pedido foi remetido para o "serviço de comunicação e divulgação". Para participar do novo concurso do órgão, o candidato precisa ter apenas o nível médio de ensino. Os salários chegam a R$ 8 mil, contando as gratificações de risco de vida e auxílio condução. A autorização é para 24 vagas no cargo de Oficial de Justiça PJH e para 4 vagas de Assistente Social.

Haverá ainda um outro concurso TJRS para Técnico de Informática, também já autorizado, mas que deverá ficar para 2020.

TJMG - Dois novos concursos para ingresso em cargos do Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais estão previstos. Um para lotação na 1ª Instância do TJMG e outro edital para concurso TJ-MG - 2ª instância. No entanto, o colegiado superior do TJMG já aprovou a unificação das carreiras de 1ª e 2ª Instância de nível médio e superior, o que deverá atrasar a abertura do novo concurso, que inclusive já havia contratado bancas organizadoras para as duas instâncias. Agora, este projeto de unificação das carreiras deverá ainda ser aprovado na Assembleia Legislativa, o que pode levar o concurso para 2020.

TJGO - O Tribunal de Justiça de Goiás iniciou escolha da banca organizadora para o novo concurso da magistratura goiana. O novo concurso terá oportunidades para ingresso de 43 novos juízes substitutos. O salário inicial do cargo é de R$ 21.657,46 e a previsão é que o Edital saia no último trimestre do ano.

Outros concursos que devem sair ainda em 2019

Concurso PG-DF - A Procuradoria Geral do Distrito Federal anunciou que a abertura de seu novo concurso público teve mais um passo importante. O órgão assinou contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para prestação de serviços de organização e realização de concurso público. O concurso terá Serão 100 vagas de níveis médio e superior. O edital deve sair ainda em novembro - veja mais do concurso da PG-DF.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - A Fundação Getúlio Vargas vai coordenar as seleções que abrirão 230 mil vagas para temporários que atuarão no Censo. O Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, publicou no Diário Oficial da União do dia 06 de maio, o quantitativo máximo de profissionais que poderão ser contratados para realização do Censo Demográfico de 2020. Conforme a portaria, o IBGE poderá recrutar até 234.416 profissionais a partir de janeiro de 2020 e o prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, podendo ser prorrogado ainda por necessidade do IBGE.

O IBGE abriu 4 seleções em 2019 para Agente Censitário, Coordenador Censitário, Analista Censitário e Recenseador. O edital mais aguardado deve sair até fim do ano, quando serão ofertadas 200 mil vagas para Recenseadores. O cargo exige ensino fundamental completo e a remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados - veja mais dos concursos do IBGE.

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJ-SP - No dia 17 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da Justiça de São Paulo a escolha da banca organizadora, por meio de despacho de ratificação de dispensa de licitação. A Fundação Vunesp vai coordenar o concurso para Outorga de Delegações de Notas e Registros de São Paulo. O edital sai ainda em 2019 - veja mais.

Tribunal de Contas do Rio de Janeiro - TCE - RJ - Já saiu a banca que coordenará o novo concurso no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Após divulgar por meio do Conselho Superior de Administração, o Regulamento do V Concurso Público para o seu quadro de pessoal, foi definido que o Cebraspe será o coordenador da seleção. Assim, o edital pode sair a qualquer instante. Serão ofertadas 40 vagas para graduados nas áreas de Ciências Contábeis (9), Controle Externo (16), Direito (8) e Tecnologia da Informação (7). A nova seleção terá também reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e índios e hipossuficientes economicamente - veja mais do concurso TCE-RJ

Companhia Docas do Pará - Saiu no Diário Oficial da União de 21 de outubro, o extrato do contrato com a empresa organizadora que fará o novo certame da Companhia Docas do Pará(CDP). O Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social será responsável pela elaboração, impressão e aplicação de provas para o cargo de Guarda Portuário - nível médio. O quantitativo de vagas e a lotação dos aprovados ainda não foi informada e sairão juntamente com o edital, previsto para novembro - veja mais

Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco - HEMOPE - O Instituto de Apoio a Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) vai coordenar o novo concurso HEMOPE. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco vai lançar o seu novo edital de concurso muito em breve. Ainda não há mais informações sobre os cargos, mas com a organizadora definida, último passo antes da abertura, o edital deve sair até dezembro deste ano - saiba mais.

CRBM 4 - O Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região, que abrange o estado do Pará, escolheu a banca organizadora de seu novo concurso público. O Instituto Quadrix foi selecionado para promover o novo certame. O CRBM-4 informou que haverá vagas de nível médio e superior, mas ainda não foram divulgados o quantitativo de vagas e os cargos a serem preenchidos - veja mais sobre o concurso CRBM-4.

CRF-MA - O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão informou que vai divulgar em novembro o edital de abertura do seu novo concurso público. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão - FSADU já foi escolhida como organizadora da nova seleção em publicação feita no Diário Oficial. Serão 40 vagas para provimento imediato e formação de cadastro de reserva em funções de nível superior.

Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região - CRT 4 - O CRT da 4ª região, que envolve estados do Paraná e Santa Catarina homologou no Diário Oficial da União o extrato do contrato feito pela entidade com o Instituto Quadrix. A banca será responsável pela organização e realização do concurso para vagas existentes e formação de cadastro de reserva, em cargos de nível médio técnico do quadro de pessoal do CRT-04. O edital sai ainda em novembro - veja mais.

CRESS-RO - Mais um concurso a cargo do Instituto Quadrix. O Conselho Regional de Serviço Social do estado de Rondônia (CRESS-23) definiu a banca no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 21 de outubro. A banca será responsável por receber as inscrições, aplicar as provas e demais procedimentos inerentes ao certame. Os cargos de nível médio e superior serão lotados em Porto Velho-RO e terão remunerações de até R$ 4,2 mil - veja mais.

Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região - O CRN 6 terá o Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social como responsável pelo novo concurso que abrirá inscrições ainda em 2019. Os cargos e vagas ainda não foram informados pelo órgão.

Concursos federais previstos - devem ficar para 2020

INSS - No fim de 2017 o órgão finalizou o provimento dos cargos abertos na seleção anterior que ofertou 950 vagas para carreiras de Técnico do Seguro Social (800) e Analista do Seguro Social/ Serviço Social (150), no entanto, o pedido de realização do novo concurso ainda não foi autorizado pelo Ministério da Economia, em função do corte orçamentário do Governo Federal. Recentemente, porém, o processo teve novas movimentações, passando pelo setor de Coordenação Geral de Concurso e Provimento de Pessoal e pela Assistência Técnica e Administrativa do Gabinete do Ministro (ASTEC-GM), estando agora com status de "processo concluído na unidade".

Em julho deste ano, o MPF ajuizou ação contra a administração federal, exigindo um novo concurso no INSS. O governo analisa a situação, mas ainda não autorizou o novo certame.

MPM - O Ministério Público Militar formou a comissão do próximo concurso para Promotores. O salário da carreira é de R$ 24.057,33 - Veja a comissão do concurso.

INMETRO - O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia tem alto déficit de servidores e também solicitou recentemente a autorização para abertura de um novo edital. No total, são cerca de 400 vagas pedidas.

IBGE - A realização de um processo seletivo com mais de 230 mil vagas vai ocorrer de acordo com informações divulgadas pelo presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos. O instituto já tem aval para abrir uma nova seleção, após o Ministério da Economia autorizar a nova seleção. Mesmo perdendo servidores por aposentadorira desde 2008, sem que haja uma reposição, não há concurso previsto para efetivos. Assim, a expectativa de realização do concurso, que era para 2019, ficou para 2020. O pedido tem cerca de 1.800 vagas abertas. Além disso, há a questão do Censo Demográfico de 2020. De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, as 240 mil vagas temporárias deverão ser abertas em 2020, com edital a ser lançado até fim do ano.

RECEITA FEDERAL - O concurso público já estava previsto na Lei Orçamentária Anual de 2017, mas com os cortes orçamentários ele não foi realizado e, portanto, continua sendo muito aguardado. Serão ofertadas cerca de 400 vagas em carreiras de nível superior. As últimas movimentações do Ministério da Economia não mostram novidades e a seleção ficará para 2020.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) - Outro previsto para sair em breve e muito aguardado é o edital do novo concurso público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está sendo esperado desde 2017. O prazo de validade do último concurso do Tribunal expirou em 2016, e tendo em vista o alto déficit de servidores no órgão, a realização de um novo certame é iminente.

MINISTÉRIO DA CULTURA - O Ministério da Cultura encaminhou recentemente um novo pedido de concurso (Concurso MinC 2019) ao Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para preenchimento de vagas no seu quadro geral de pessoal. O órgão já havia pedido uma autorização para a realização de um Concurso Público em 2017, mas não foi atendido. Os cargos e vagas ainda não foram informados.

FUNARTE - Vinculada ao Ministério da Cultura, a Fundação Nacional de Artes encaminhou pedido de concurso em junho de 2018. O pedido visa ao preenchimento de 208 oportunidades em cargos de níveis médio, técnico e superior. A remuneração inicial dos servidores da Funarte pode chegar até R$ 6 mil, de acordo com a carreira. A última seleção da Funarte aconteceu em 2014. Novidades deverão ser divulgadas em breve.

ANCINE - Em meados de 2018 a Agência Nacional de Cinema (concurso Ancine) também solicitou ao Ministério do Planejamento a autorização para abertura de concurso para preenchimento de cerca de 15 vagas, com remunerações de até R$ 15.516,12.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF) - Após realizar concurso com 500 vagas para Agente da PRF, o órgão pediu uma nova seleção também na área administrativa para mais 4 mil vagas em diversos cargos. O aval também depende do Ministério da Economia.

CÂMARA DOS DEPUTADOS - Outro previsto desde 2017, a Câmara dos Deputados possui atualmente mais de 590 cargos vagos, e por isso, a realização do concurso também é bastante urgente. A autorização para realização já foi dada pela Mesa Diretora da Câmara, o edital, entretanto, ainda não tem previsão de ser divulgado. A expectativa, porém, é de que isso aconteça em breve. As principais vagas que serão abertas deverão ser a de Analista Legislativo e de Técnico Legislativo, que têm salários de R$ 18.179,74 e R$ 12.585,76, respectivamente. Mais de 70 mil candidatos deverão fazer a inscrição, segundo previsão da Casa.

IBAMA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é outro órgão nacional que segue na expectativa pela liberação de autorização para realizar concurso público. No pedido feito mais recentemente ao Ministério da Economia, foram solicitadas 2.054 vagas nas carreiras de Analista Ambiental e Técnico Administrativo.

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT) - A validade do último concurso da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) expirou em 2015 e o órgão solicitou ainda em 2017 a autorização para realizar um novo concurso, com o objetivo de preencher mais de 700 vagas, mas o pedido foi recusado. No entanto, de acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, a falta de servidores fez com que um novo pedido fosse emitido em maio de 2018. Dessa vez foram solicitadas a abertura de 379 vagas nos seguintes cargos: Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, Analista Administrativo e Técnico Administrativo. A expectativa é de que o pedido seja aprovado em breve e que o certame possa ser realizado em 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) - Empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) encaminhou ao Ministério do Planejamento, o pedido para abrir 148 vagas de nível médio e superior no quadro geral de pessoal. O pedido encontra-se agora na Divisão de Concursos, por isso, a expectativa é de que a seleção seja autorizada em breve para que o edital possa ser publicado no início de 2019. Os cargos que deverão ser oferecidos são o de Técnico Administrativo, com remuneração de R$ 6.147,52; Analista Administrativo que paga R$ 11.529,29; e de Especialista em regulação de serviços públicos de energia, com remuneração de R$ 12.432,49.

SENADO FEDERAL - AUTORIZADO! Assim como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal também está com um grande número de cargos vagos (mais de 1.200 atualmente) e por isso, autorizou um novo concurso com 40 vagas de nível médio e superior. Além disso, a validade do último certame, que aconteceu em 2012, expirou em julho de 2015. São três as possibilidades de cargos dentro do Senado: Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo. Eles têm salários de R$ 30.554,19, R$ 23.647,51 e R$ 17.739,70, respectivamente - veja mais do novo concurso do Senado.

MINISTÉRIO DA FAZENDA - Quem também aguarda aval para realização de concurso é o Ministério da Fazenda. Ele encaminhou ao Ministério do Planejamento em 2018, um pedido de liberação para seleção de 1.301 servidores, mas atualmente, já são mais de 3 mil postos vagos. A expectativa é de que esse concurso também seja liberado só após 2020.

CNEN - A Comissão Nacional de Energia Nuclear protocolou junto ao Ministério do Planejamento ainda em 2017 um pedido de realização de concurso, para contratação de 495 servidores. A expectativa é de que haja novidades em breve. Se aprovado, o concurso deverá oferecer vagas para os cargos de assistente em ciência e tecnologia, técnico, analista em ciência e tecnologia júnior, tecnologista, assistente de pesquisa e pesquisador (adjunto e associado), com salários entre R$ 3.410,57 e R$ 13.347,27.

Concursos previstos na área fiscal

SEFAZ-DF (ABERTO) - A Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF) publicou no dia 17 de setembro o edital da nova seleção para 40 vagas no cargo de Auditor Fiscal. A carreira pede ensino superior em qualquer área e tem salário de R$ 14.970,00. O Cebraspe - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos vai coordenar o novo concurso - veja o edital SEFAZ-DF

SEFAZ-AL - Deve sair muito em breve o edital do novo concurso da Secretaria de Fazenda de Alagoas (SEFAZ-AL). O anúncio foi feito pelo Governador do Estado, Renan Filho, numa rede social em maio. O secretário da fazenda do estado confirmou que o edital sairá até setembro e terá 85 vagas. A banca já foi escolhida e será o Cebraspe.

SEFAZ-BA - O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, já autorizou a Secretaria da Fazenda da Bahia realizar um novo concurso. Serão 20 vagas para o cargo de Agente de Tributos. A remuneração para o cargo de agente de tributos é variável. O vencimento básico é composto pelo valor de R$ 1.970,72 acrescido de prêmio por desempenho fazendário de R$ 4.389,18, mais gratificação de atividade fiscal em valor variável de R$ 1.970,72 a R$ 9.459,45. O edital deve sair no último trimestre do ano.

SUL

PREFEITURA DE SANTA CRUZ DO SUL - RS - A realização desse concurso foi confirmada para outubro, quando sairá o edital. A banca organizadora já foi escolhida. O edital terá 285 vagas com salários variando entre R$ 1.005,55 e R$ 14.856,00. Veja o quadro de vagas.

JUCIS - RS - A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS) também está com um processo de realização de concurso público em andamento. O órgão formou, ainda em julho de 2018 a comissão de realização do certame e divulgou que seriam, ao total, 34 vagas oferecidas em níveis médio e superior.

Prefeitura de Venâncio Aires-RS - Município do centro do Rio Grande do Sul vai promover ainda em 2019 um novo concurso público para 70 vagas em empregos de todos os níveis de escolaridade. O edital deve sair até outubro e o quadro de vagas já foi divulgado - veja mais.

Prefeitura de Pelotas-RS (aberto) - Saiu o edital do concurso da Prefeitura de Pelotas. São 375 vagas com salários de até R$ 7.107,14. - veja mais do concurso de Pelotas-RS.

Prefeitura de Bagé-RS - Fundatec já foi escolhida como organizadora; Edital terá 125 vagas.

SUDESTE

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (PGE-SP) - O certame para preenchimento de 62 vagas na carreira de Oficial Administrativo havia sido autorizado em maio de 2018 e uma comissão de organização foi formada em agosto. Por isso há a expectativa de que mais informações sejam divulgadas em breve. A função de Oficial Administrativo exige escolaridade média e tem remuneração inicial de R$ 1.562,23.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO (ALESP) - A autorização para realização do novo concurso público da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) foi publicada em julho de 2018 e, por isso, novas informações deverão ser divulgadas em breve. Os cargos que serão contemplados pelo certame não foram divulgado até agora, entretanto, dados do mês de julho de 2018 informavam que o órgão tinha então 345 cargos vagos em diversas carreiras. A expectativa era de que o edital saísse ainda em 2018, no entanto, a publicação dele pode ficar para o início de 2019.

SSRH - SP - Outro órgão que recebeu autorização para realização de concurso foi a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) que pertence à Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SMA SP). Isso aconteceu em junho de 2018 e desde então há a expectativa de divulgação de novas informações. O certame abrirá 23 vagas no cargo de Especialista Ambiental I. O certame terá 23 vagas no cargo de Especialista Ambiental I, cargo que exige nível superior.

COMLURB - RJ - Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro também deverá lançar em breve o edital do concurso público para Gari. No total, mais de 200 vagas poderão ser ofertadas e para participar do certame, o candidato precisa ter ensino fundamental incompleto (até o 5º ano). O salário dos novos Garis deverá ser de R$ 2.685,31.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO - Em agosto o governo do estado do Espírito Santo anunciou que seriam lançados os editais de 11 novos concursos relacionados a diversos órgãos estaduais, totalizando a abertura de mais de 1.800 vagas em cargos de nível médio e superior. De lá pra cá, há uma grande expectativa em relação a esses certames. O primeiro deles a ter novidades divulgadas foi o da Polícia Civil do ES, cuja realização ficará a cargo do Instituto AOCP. Apenas nesse concurso deverão ser 173 vagas para nível superior com salários entre R$ 3.449,60 e R$ 4.860,80. O edital deverá ser divulgado em breve.

SAP/SP - A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária também já formou a comissão que organizará o seu próximo concurso e já divulgou que ele irá oferecer 109 vagas com exigência de ensino médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.535,94 e R$ 7.710,75.

NORDESTE

MP-CE - Ministério Público do Estado do Ceará vai preencher cargos de Promotor de Justiça de entrância inicial. O regulamento do novo certame foi aprovado pelo colegiado de Procuradores. Segundo o órgão, serão abertas 44 vagas, sendo 32 para ampla concorrência, 3 vagas reservadas a candidatos com deficiência e 9 reservadas a candidatos negros. O valor do subsídio inicial da carreira é de R$ 30.404,42. - Veja o regulamento e as normas do concurso MP-CE.

POLÍCIA CIVIL - CE - Em agosto de 2018 o Concurso Polícia Civil do Ceará foi autorizado e o Governo do Estado cearense anunciou que seriam abertas 1.496 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão e Inspetor. A expectativa era de que o anúncio do edital acontecesse ainda em 2018. Os salários para Delegado de Polícia na PC-CE são de R$ 17.552,74; Para Escrivão as remunerações partem de R$ 3.853,55; Para Inspetor de Polícia Civil, os salários iniciais são de R$ 4.672,85

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ (TRE - CE) - Outro concurso que vem gerando expectativas é o do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará que está autorizado desde dezembro de 2017, mas que até então não teve edital divulgado. O Tribunal tem 17 cargos vagos, sendo cinco de Técnicos Judiciários e doze para Analistas.

PROCON - MA - Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do estado do Maranhão divulgou em agosto que a Fundação Carlos Chagas (FCC) havia sido escolhida para coordenar o novo concurso. A nova seleção terá oportunidades no cargo de Auxiliar de Serviços (40 vagas), de nível fundamental, e para Conciliador (11), para graduados em Direito. O edital deve sair em breve.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - RN - Previsto para 2017, o certame do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte foi adiado para 2018 mas segue sendo uma expectativa. As vagas disponíveis são para Técnico e Analista Judiciário, funções que têm requisito de nível médio e superior, respectivamente. Último concurso aconteceu em 2010.

DETRAN - RN - O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte também está com preparativos em andamento para a realização de um novo concurso público em cargos de níveis médio e superior. Recentemente foi publicada a portaria que informa os servidores responsáveis para integrar a comissão organizadora do certame. Com a comissão formada, o próximo passo agora é a elaboração do projeto básico para assim contratar a banca organizadora. A expectativa é de que o edital seja publicado até fim de 2019.

CENTRO-OESTE

POLÍCIA CIVIL - DF - No Distrito Federal um dos órgãos que deve contar com um grande concurso público ainda em 2019 é a Polícia Civil. A autorização para a realização do certame foi divulgada e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) já definido como coordenador. No total, serão 2.100 vagas disponíveis nas funções de Escrivão de Polícia e Agente de Polícia - saiba mais.

DETRAN-DF - A previsão orçamentária dá conta da abertura de 400 novas vagas para o Departamento de Trânsito da unidade federativa (concurso Detran-DF). Segundo o documento, as 400 vagas estariam distribuídas entre os cargos de Agente de Trânsito (160 vagas), Especialista de Trânsito (10), Analista Administrativo de Trânsito (40), Técnico de Trânsito (140), e Assistente de Trânsito (50). O edital vem sendo aguardado desde o início do ano e deve sair até o fim de 2019.

- Veja todos os concursos com inscrições abertas no país em 2019