Além de estudar, ter foco e determinação é necessário ter um ambiente de estudos adequado e propício para se ter um bom rendimento nas tarefas diárias. Estar em um ambiente organizado é importante também para a motivação. Veja algumas boas dicas de como montar o seu local de estudo diário.

1. Encontre um bom espaço

Pode ser no seu quarto, numa sala ou qualquer cantinho da casa. O primeiro passo é determinar o local onde vai começar.

Alguns cuidados para quem opta por estudar em qualquer lugar da casa é tentar eliminar o máximo possível de distrações. Se for numa sala, que seja em uma que não tenha TV ou que a sua família não circule o tempo todo pelo local. No quarto a mesma coisa; para quem divide com irmão(s), talvez não seja o lugar ideal, já que terá mais barulho e distração. A questão é você encontrar o local mais tranquilo e silencioso possível.

2. Mesa de estudos

Se você tem alguma "graninha" sobrando, compre uma escrivaninha. Existem várias na internet com preço bom ou até mesmo usadas. São muitas opções. Se não tem como comprar uma, veja se consegue fazer ou pedir a alguém para ajudá-lo a fazer uma. É necessário ter um local específico pra colocar seus livros, cadernos ou computador. Se mora com mais gente, evite nesse caso estudar na mesa da cozinha, pois terá que tirar e colocar as suas coisas do local a todo momento. Outra coisa importante: tem gente que acaba estudando na cama. Evite por motivos óbvios. A preguiça bate, o sono vem e quando percebe-se já estará dormindo.

3. Iluminação

Estudos já mostraram que a iluminação influencia na concentração. Por isso, opte por um local bem iluminado para que a sua atenção se mantenha nos estudos. Luzes baixas têm a tendência de fazer com o indivíduo fique mais relaxado e sossegado. Por isso, evite luzes baixas ou estudar no escuro só com a luz do computador ou luminárias locais. Luzes acesas!

4. Cadeira confortável

Tenha uma boa cadeira...giratória, reclinável, tanto faz, mas que seja confortável. Afinal, você passará a maior parte do dia ali sentado. Se ficar em um lugar desconfortável, além de prejudicar a sua postura, o corpo todo vai sofrer e o que você vai acabar fazendo? Deitando na cama. Por isso, encontre uma boa cadeira que seja, de preferência, ajustável. Também pode procurar por um apoio para os pés, ajuda e muito.

5. Organização geral

Mantenha a mesa e o ambiente organizado. Evite deixar livros, folhas e cadernos espalhados após terminar de estudar. Isso também poupa tempo, pois o tempo que fica procurando aquela folha, caneta, livro é o tempo que poderia estar estudando. A organização serve também para arquivos virtuais: faça uma pasta com os seus materiais anotados, livros online, vídeo aulas, etc. Use um estojo ou copinhos para colocar suas canetas, caixinhas para clips, pastas para as folhas, livros alinhados... resumindo: tudo bonitinho, limpinho e organizado. Isso evita até mesmo que haja problemas de saúde. Imagine uma mesa empoeirada, suja e você sentado ali o dia inteiro absorvendo aquela poeira e aquela sujeira? Tem gente que não se incomoda, mas é preciso lembrar que uma das obrigações do servidor público (quando você for) é a de manter o local de trabalho limpo e organizado, então já vá treinando.

6. Anotações

Essa está mais para uma dica de estudos, mas mesmo assim é importante mencionar. Se em frente a sua mesa está a parede e você puder fazer isso, cole algumas anotações com dicas de estudos que julgar mais importante ou prenda um quadro em que possam ser feitas essas anotações. Use e abuse de cores, se gostar, pois chamam mais a atenção e pode ajudar muito na hora da prova se tiver uma memória mais visual.

7. Elimine as distrações 

Com tudo isso organizado e arrumado, elimine o máximo que puder de distrações a sua volta. Deixe o celular em outro lugar ou no silencioso, não procure coisas desnecessárias na internet durante os estudos (caso use a internet para estudar). Se lembrar de algo durante os estudos, anote num canto para ver depois. Estude longe da TV ou de lugares na casa com grande circulação de pessoas. Uma outra dica, para quem gosta, é estudar com músicas CALMAS! Essas músicas servem apenas para cortar o ruído externo que possam distraí-lo. Por isso, se optar por escutar música para se livrar das distrações, evite aquelas que são agitadas ou com vocal (principalmente aqueles que você entende a letra) pois farão com que você desvie o foco.

8. Frases motivacionais

Parece bobagem, mas é uma fonte de inspiração superválida. Pode pegar uma folha, um quadro e colocar algumas frases que lembrem-no do porquê estar ali sentado naquela mesa. Pode acreditar: será uma maneira muito boa de lidar com os dias difíceis que vierem.

Resumindo: o ideal é você montar e adaptar o seu local de estudos de acordo com as suas necessidades, características e personalidade. Cada caso é um caso. Por isso, essas dicas são básicas, porém valiosas para que você dê o primeiro passo para montar seu "canitnho" e torná-lo agradável e produtivo.