O INSS terá um novo concurso público aberto neste segundo semestre do ano. Os milhares de concurseiros já se agitam para prestar uma das seleções mais concorridas do país. No último concurso que teve 950 vagas, menos do que o próximo, foram mais de 1 milhão de candidatos, mostrando que uma boa preparação será fundamental para conseguir a aprovação mais uma vez.

O próximo concurso, autorizado no dia 13 de junho com Portaria publicada no Diário Oficial da União, fixa em 6 meses o prazo de lançamento do novo edital. Após muitas negociações com o Ministério da Economia, o INSS teve que refazer o pedido e diminuir o número de vagas solicitadas. Serão 1.000 abertas apenas para Técnico.

Agora, o órgão formará a comissão responsável por levantar a lotação dos aprovados e definir a banca que fará a seleção. Após isso, o edital já pode sair.

Prepare-se: Apostila específica de estudo para próximo concurso INSS

Quanto ganha um Técnico do INSS - O cargo que exige apenas escolaridade de nível médio, oferece salário inicial de R$ 5.447,78 por uma carga horária semanal de trabalho de 40 horas.

O INSS pretendia mudar a escolaridade de ingresso do cargo de Técnico, alegando que atualmente, cerca de 70% dos titulares ativos de cargos de nível intermediário no INSS, como técnico, já possuem formação de nível superior. Não haveriam alterações na natureza do cargo, apenas alteração do requisito de ingresso, a fim de adaptar o novo servidor à evolução do perfil profissional. O orgão ainda não confirmou se para o próximo concurso a escolaridade superior será exigida.

Para assumir o cargo após ser aprovado no concurso o candidato deve apresentar hoje apenas o diploma de conclusão do ensino médio, ser brasileiro e se encontrar no pleno exercício de seus direitos civis e políticos, ter 18 anos ou mais, estar quite com as obrigações eleitorais, provar sua quitação com as obrigações militares, se for do sexo masculino e ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

O que faz o Técnico do Seguro Social

O Técnico do INSS é responsável por orientar e tirar as dúvidas dos segurados. Basicamente é ele quem faz os atendimentos, encaminha serviços e orienta os beneficiários. Além disso, ele também pode prestar suporte nas mais diversas atividades internas do órgão, como revisão de direitos, analise de solicitações de benefícios e recursos administrativos.

Para atuar nesta área é necessário ter um bom perfil de relacionamento, já que o Técnico geralmente lida diretamente com atendimento ao público. É ele o primeiro contato entre o segurado e o INSS e muitas vezes o atendido apresenta situação de vulnerabilidade.

É necessário que o candidato goste de lidar com pessoas, já que quando um segurado busca benefícios do INSS, é porque necessita de serviços que estão ligados à sua própria subsistência, como aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-doença, pensão por morte, entre outras coisas.

Prepare-se: Apostila específica de estudo para próximo concurso INSS

O Técnico do INSS é responsável ainda por realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; além de coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais.