"Divide as dificuldades que encontras em tantas partes como seja possível para sua melhor solução" - René Descartes.

Descartes foi um matemático francês do século 16 e muito dos seus estudos revolucionários, mudou a história da humanidade. Até hoje, serve como parâmetro para a pesquisa científica em todo mundo. Seus métodos foram tão precisos que continuam muito contundentes na atualidade.

A questão é: o que Descartes tem haver com meus estudos para o concurso? Aí é que está a grande questão... Muitos jovens se dedicam nos estudos para passar em algum concurso; Gastam uma montanha de dinheiro e o que o dinheiro não pode comprar: o TEMPO e não conseguem resultados positivos. Após o fracasso, ele vai sempre procurar um culpado para a derrota. Não é assim? Pois é, também fui... (risos).

Após o resultado negativo, ele continua dizendo que o curso preparatório não foi bom, os professores não eram qualificados, os temas abordados não estavam todos no conteúdo programático, que Deus não gosta dele e por aí vai. Ele só não vai assumir que é o grande culpado e que passar em um concurso, não é questão de mágica, milagres e muito menos frequentar um bom cursinho preparatório e pronto. É muito mais do que isso. É preciso toda uma preparação para isso. E dentro dessa preparação, a METODOLOGIA escolhida para estudar vai fazer uma grande diferença e é aí que Descartes entra em cena.

Segundo o método cartesiano uma das quatro tarefas do método é você DIVIDIR. Isso mesmo, é preciso dividir seus problemas em maior número de partes possíveis para resolvê-los por partes. Assim fica muito mais fácil de você chegar a um resultado positivo.

Como se faz isso? Muitos concurseiros, por exemplo, em um dia estudam apenas português, ou português e matemática. Mesmo assim são muitos assuntos para estudar e é normal que a mente fique sobrecarregada até porque, outros problemas do dia a dia surgirão e a mente não dará conta de guardar tudo o que foi visto. Essa não é uma boa maneira de se estudar com eficácia. Claro, isso aqui é só uma dica, cada um sabe de sua capacidade e potencialidade, mas é sempre bom ser organizado na hora de estudar, pois com essa dica é impossível não ter sucesso.

Como fazer? Primeiro faça um cronograma com os dias da semana, separe as horas a serem estudados no dia e aí, a cada uma ou duas horas se pode estudar apenas um assunto por vez.

Exemplo: ao invés de estudar grande parte do programa por que não estudar apenas conjugação de Verbo? Ao contrário de estudar verbo, concordância verbal e nominal e regência verbal, nominal e verbo-nominal como muitos fazem. Nesse exemplo acima, Verbo é a base para quase tudo na gramática. É a base. Então, antes mesmo de estudar concordância, é preciso SABER de fato VERBO. Caso contrário, vai ficar sempre errando as mesmas questões que sempre CAEM nos concursos. No outro dia, estude concordância verbal e nominal, no outro, Regência, no outro, apenas Crase e por aí vai. Assim, se podem estudar outras matérias juntas, desde que um assunto de cada matéria e além de não ficar tão cansativo, outras matérias serão também beneficiadas porque a mente cansa muito rápido com apenas um assunto e o cansaço atrapalha na absorção do conhecimento. Mas com certeza no caso do verbo, será impossível você errar a questão na prova. Lembrando de que isso serve como mais uma opção em seus métodos de estudos. Cada um tem o seu, mas essa forma de estudar é muito eficaz.

Descartes nos deu essa ideia e isso tem seu valor. Estude de forma eficaz e com sabedoria. Muitos estudantes usaram esse método e muitos ainda hoje usam, e têm muito sucesso. Isso não significa dizer que você terá sucesso logo de cara no concurso até porque diversos fatores influenciam, da concorrência, ao estilo da banca que você também precisa conhecer, até o descanso dos estudos que é preciso manter. São muitos fatores, mas esse método te ajudará para todos os concursos porque o conhecimento é acumulativo, o que você não pode fazer, é desistir de continuar estudando após o primeiro fracasso. Se assim o for, vai sempre está recomeçando e aí o trabalho será tudo dobrado, tendo que voltar do início novamente.

Se você tem um objetivo não desista até consegui-lo. É assim que tem que ser. O método serve justamente para facilitar o seu caminho até lá. Separando o conteúdo num maior número de partes, você vai conseguir com muito êxito tudo o que se propuser a estudar.

Quem é Descartes

Nascido em 31 de março de 1596 em Estocolmo, foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a idade moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução científica.