Todos os estudantes enfrentaram ou enfrentam momentos de desânimo e falta de esperança que farão com que se sintam desmotivados para continuar estudando em algum momento de sua caminhada nos concursos. Isso é perfeitamente normal.

Por um lado, não ser aprovado nem sempre é tão ruim, pois te deixará ainda mais forte para a próxima prova. Isso não significa que você não seja inteligente, não tenha capacidade ou que tudo não passa de uma fantasia. Em contrapartida, pode ser que uma reprovação diminua também seu rendimento nos estudos e isso deve ser evitado. Ainda, é possível extrair muitas lições dessas experiências.

No que se refere às reprovações, é preciso saber que isso pode acontecer e que faz parte da sua evolução. Um aspecto positivo, se dá pelo aprendizado absorvido dessas tentativas. Um desses aprendizados é entender que nem sempre se pode ter tudo o que quer e que por mais difícil que as coisas estejam e por melhor que você seja, nem sempre terá tudo o que merece.

Além disso, existe uma frase bem comum que as próprias mães costumam dizer para confortar os filhos "se não foi, significa que não era pra ser". Pode parecer loucura, mas pense no seguinte: digamos que passe de primeira num concurso que ofereça uma remuneração atrativa naquele momento. Parece bom, não é mesmo? Mas agora pense que depois de ter reprovado nesse concurso, que naquele momento parecia bom, seja uma oportunidade de passar em um melhor? Nisso entra aquele ditado "há males que vêm para o bem".

 

Embora saibamos que você gastou dinheiro, tempo, paciência em determinado concurso que não foi aprovado, sabemos também que não foi tempo perdido e não foi dinheiro jogado fora. Tudo isso é investimento, e para todo investimento há riscos. Isso é a mesma coisa com quem quer abrir um negócio, há risco de perdas mas há possibilidades de ganhos. Saiba que nada disso é perdido, toda experiência é acumulada. Além disso, grande parte dessas matérias estudadas voltam a cair noutros concursos e esses conhecimentos estarão sempre guardados com você.

Outra coisa que se pode tirar a lição é a de que não se deve menosprezar nenhuma matéria. Por mais chata, cansativa ou insignificante que seja ou pareça, pode ser que seja aquela "questãozinha" que vai garantir a sua vaga.

Cabe ainda mencionar que que você tem a oportunidade de analisar e perceber aquilo que teve mais dificuldades e o que teve mais facilidade, nisso saber o que pode melhorar e o que pode manter. O processo de desenvolvimento é constante, sempre existe alguma coisa ou muita coisa a progredir, o erro disso tudo é não perceber que precisa melhorar e como pode melhorar.

Uma maneira de comprovar tudo isso que estamos dizendo é conversar com algum servidor concursado de um órgão ou entidade conceituada. Pergunte a esse servidor se as antigas reprovações, se o tempo dispendido estudando e investindo em materiais valeram a pena. Apenas pergunte. Sem dúvidas ele dirá que faria tudo de novo se fosse preciso. Imagine agora que esse servidor é você. Valeu a pena?

Relacionado a isso, outro aprendizado é o de ser humilde. Não estamos dizendo para se sentir inferior aos outros, estamos aconselhando a não ficar afirmando isso a todo o momento para as outras pessoas, pois isso só dá margem para aquelas perguntas indiscretas que todo concurseiro odeia: "já passou?", "estuda tanto e nunca passa", "se eu fosse você deixaria esse negócio de concurso de lado". Deixe que suas qualidades e suas vitórias apareçam por si só.

Ainda, subestimar a concorrência é um grande erro que deve ser eliminado. Mesmo que tenha poucos inscritos, que a banca seja pequena ou que pareça estar preparado, não deixe o orgulho subir à cabeça. São nesses momentos que a frustração e a vontade de deixar tudo de lado aparecem.

Dessa forma, não se deixe levar pelo desanimo que as reprovações podem trazer, saiba que concurso não se faz para passar, e sim até passar. Comemore suas conquistas e aprendizados absorvidos dessa experiência, aproveite essa jornada para adquirir conhecimento. Quer chorar porque reprovou? Chore, esperneie, grite, mas se recomponha, coloque a cabeça no lugar e volte com tudo! Outra coisa: pare de culpar Deus e o mundo, tipo "Há, não passei porque trabalho", "não passei porque o cachorro fica latindo o dia inteiro". Pare com isso! Você não passou porque simplesmente não passou e tem algumas coisas que acabou desconsiderando no seu processo de estudos, ok?

Saiba que a sua vez vai chegar uma hora ou outra se continuar se esforçando e se dedicando. Aproveite a sua saúde, seu tempo, as pessoas que o apoiam os recursos que têm. Saiba que coisas boas levam tempo e toda grande conquista precisa ser construída.