Todo concurseiro organizado sabe da importância em manter uma rotina focada de estudos e um cronograma diário de tarefas para que o seu planejamento seja fielmente cumprido sem procrastinações. Com isso, existem diversas técnicas de estudos e a Técnica do Pomodoro é uma delas.

A técnica surgiu de um tomate. Isso mesmo, um tomate! Na verdade se trata de um cronometro de cozinha em forma de tomate. A técnica foi criada por Francesco Cirillo que, nos anos 80, estava com dificuldades em se organizar e em estudar todo o conteúdo que lhe era exigido pelo curso da faculdade. Diante dessa situação, ele colocou um desafio para si mesmo: estudar por 10 minutos diretos sem interrupções!

Francesco buscou um cronometro em sua cozinha que, curiosamente, tinha o formato de um pomodoro. Com a utilização desse relógio de 25 minutos e que apitava a cada bloco, ele desenvolveu uma das melhores técnicas de produtividade conhecidas atualmente.

O principal objetivo da Técnica do Pomodoro é fornecer um método simples e de fácil de execução que visa aumentar a produtividade por meio da conclusão de tarefas importantes e que precisam ser realizadas.

Alguns benefícios da técnica POMODORO são os seguintes:

  • Melhora o processo de trabalho e de estudo;
  • Diminui a procrastinação;
  • Preserva a energia mental por causa das pausas obrigatórias;
  • Utiliza o tempo como um aliado, e não como um inimigo;
  • Ajuda a resolver problemas complexos;
  • Reforça a determinação para o alcance de objetivos;
  • Aumenta a motivação;
  • Maior organização.

O processo central da Técnica Pomodoro consiste em algumas etapas:

  • Escolha as tarefas que você deve fazer durante o dia: aplicado aos estudos, você pode definir qual a matéria vai estudar naquele momento e no decorrer do dia. O recomendável é iniciar pelas tarefas mais importantes e que trarão mais resultados.
  • Defina o pomodoro em 25 minutos: Faça um pequeno juramento: vou passar 25 minutos estudando e nada vai me interromper. Esse tempo de 25 minutos é importante porque não é um tempo muito curto nem muito extenso, com isso evita distrações e fadiga mental. Sempre antes de iniciar uma atividade defina o tempo que precisará para concluí-la. Por exemplo: Vou estudar 2h de Direito Constitucional hoje, então, preciso de 4 pomodoros para fechar esse tempo.
  • Trabalhe na tarefa pelos próximos 25 minutos: Se de repente você perceber que tem outra coisa que precisa fazer, anote a tarefa em uma folha de papel para fazer depois. A não ser que seja algo urgente.
  • Quando o pomodoro tocar, faça uma pausa e 5 minutos: Essas primeiras pausas são curtas. De uma volta, tome uma água, vá ao banheiro, tome um café... O seu cérebro precisará desses minutos de descanso. Evite fazer atividades que envolvam certo esforço mental (responder e-mails, olhar redes sociais).
  • A cada 4 pomodoros, faça uma pausa maior: Depois de completar quatro pomodoros, você pode fazer uma pausa mais longa. Uma pausa de 20 ou 30 minutos é o ideal. Seu cérebro usará esse tempo para assimilar novas informações e descansar antes da próxima rodada de Pomodoros.

Vejam de uma forma mais clara na imagem abaixo como funciona a técnica resumidamente:

 

Para aplicar a técnica você precisará de:

Um cronômetro: pode ser o do celular, na internet, tanto faz. Marque o tempo para não se perder.

Bloco de notas (online ou em papel): anote as tarefas que fará no dia dividindo-as pro grau de importância.Quando terminar essas tarefas, faça um simples "X" para saber que foi dada como concluída.

Existem algumas observações quanto à técnica:

1º) Se você for interrompido durante seus estudos dentro dos 25 minutos, o pomodoro deve ser considerado nulo. Se a interrupção for por sua causa em razão de ter parado para fazer outra tarefa que lembrou faça o seguinte da próxima vez: anote a tarefa para não esquecer depois, mas não faça naquele momento se possível.

2º) Mesmo que termine a tarefa antes dos 25 minutos, é recomendado esperar o tempo completar. A regra é que ele dure certinho os 25 minutos. Uma dica seria revisar a matéria até completar o tempo para dar a pausa.

3º) Se você terminar uma tarefa já nos primeiros 5 minutos do pomodoro, e essa tarefa poderia até ter sido finalizada no pomodoro anterior, pode abrir uma exceção e desconsiderar este pomodoro de 5 minutos, pois não seria muito produtivo realizar uma revisão de 20 minutos só para completar o tempo restante. Ou seja, prorrogue uns 5 minutos do pomodoro anterior para não ficar com esse tempo vago.

A técnica é apenas uma sugestão que já foi comprovada sua eficácia. Não quer dizer que seja obrigado a fazer, mas é recomendado testar para saber se terá os resultados desejados. Faça as suas adaptações e observe como será o se progresso.