Vemos muitos estudantes preocupados com a atual situação dos concursos públicos a nível federal, após o anúncio de que novos editais no executivo serão barrados. Muita gente está apreensiva com relação ao corte de gastos do atual governo e ultimamente vêm buscando concursos a nível municipal.

Alguns não dão importância a esses certames pelo fato da maioria ocorrer em locais mais afastados das grandes cidades e geralmente pela pouca quantidade de vagas por cargo, sem falar que muitas vezes são promovidos por muitas bancas relativamente desconhecidas. Porém, existem muitos concursos municipais que oferecem ótimas oportunidades de carreira.

Diversos concursos em cidades do interior oferecem cargos com uma remuneração atrativa, mesmo comparando com seleções a nível federal e estadual. Grande parte dessas cidades possuem um menor custo de vida com relação às grandes metrópoles, fazendo com que as despesas sejam também relativamente menores. Gastos com aluguel, alimentação e deslocamento também são um diferencial. Para quem tem filhos então, muitas pessoas que moram nesses municípios elogiam a qualidade do ensino das escolas públicas, sem falar no baixo valor das mensalidades em escolas particulares (para quem opta por custear uma).

Então, para quem gosta de um clima mais tranquilo, familiar e seguro, é sim uma ótima escolha para constituir família (essa é uma outra preocupação dos concurseiros que têm ou pretendem ter filhos) e se estabilizar.

Há ainda a vantagem da menor concorrência. Como são concursos muitas vezes ignorados, o número de inscritos tende a ser menor fazendo com que as chances de aprovação sejam muito maiores e a nota de corte seja um pouco mais baixa. Claro, alguns editais possuem uma quantidade menor de disciplinas cobradas e menor quantidade de questões em prova, mas não são todos. Ainda, mesmo que cada um tenha o seu ritmo, é mais fácil passar em um concurso de nível municipal a um de nível federal em razão de todos os fatos já mencionados anteriormente. Isso não quer dizer que não se deva estudar, pelo contrário, você precisa estar com o conteúdo dominado para obter sucesso na seleção.

Algumas disciplinas atípicas e legislações específicas daquele município podem afastar alguns concurseiros que estudam exclusivamente para carreiras mais singulares. Por isso que muitos mencionam como uma "desvantagem" estudar as legislações específicas do municípios por alegarem que sairia do seu planejamento de estudos. Todavia, a maioria dessas legislações costumam ser parecidas com as de outros município e algumas copiam trechos da própria Constituição Federal; faça uma comparação e veja tal similaridade.

Lembramos ainda, que esses cargos, em sua grande maioria, são regidos por um estatuto, fazendo com que os funcionários desfrutem de estabilidade em pé de igualdade com os servidores de órgãos e entidades federais e estaduais. Além disso, por serem cidades menores, é natural o volume de serviço ser um pouco menor. Órgãos maiores têm a tendência de acumular mais demanda, sem contar com as de caráter urgente que tornaria a vida no trabalho mais estressante e "corrida".

Também, por serem cidades menores, a tendência é você trabalhar muito próximo de casa, poupando tempo com deslocamento. Imagine na hora do seu intervalo você poder almoçar em casa e ainda sobrar um tempinho de tirar um breve cochilo? Legal, hein.

Veja que há milhares de municípios em todo o país que abrem vagas quase todos os dias, elevando as possibilidades de ingresso no serviço público. Com isso, existe mais pluralidade de cargos, em que muitas vezes permite que você realize uma prova pela manhã e outra pela tarde de cargos a níveis diferentes.

Para quem está preocupado com a remuneração, saiba que muitas leis orgânicas e estatutos concedem planos de carreira e desenvolvimento. Percentuais para quem completa uma graduação ou pós-graduação, para quem participa de cursos extras, funções gratificadas e assim por diante. Com isso, a remuneração tende a ser maior com esses benefícios.

Por isso, engana-se quem pensa que só concursos "grandes" pagam melhor ou possuem melhores oportunidades de carreira. Os concursos municipais apresentam muitas vantagens e benefícios para quem busca iniciar ou se estabelecer na carreira pública.