Aguardado por milhares de famílias pernambucanas, o pagamento do 13º do Bolsa Família em 2024 ainda gera muitas dúvidas. O abono estadual é liberado todos os anos para um público superior a 1 milhão de beneficiários.

Criado em 2019, o programa que prevê o abono anual para os inscritos no programa liberava o valor extra de R$ 150 tradicionalmente no mês de fevereiro.

Em 2023, sob muitas críticas, o governo de Pernambuco anunciou o calendário do décimo terceiro do Bolsa Família apenas em maio, com depósito realizado em junho para 1,077 milhão de famílias.

Ainda sem previsão para 2024, vamos reunir aqui as últimas notícias sobre o abono do Bolsa Família em Pernambuco.

Calendário do 13º Bolsa Família já saiu?

Ainda não foram anunciadas as datas oficiais de pagamento do décimo terceiro em 2024. Conforme a lei nº 16.490 que criou o programa, o período para cálculo do pagamento do benefício fecha em 31 de janeiro.

Assim, a partir dessa data os valores já podem ser repassados aos beneficiários, como ocorreu entre 2020 e 2022.

No entanto, a mesma lei não estabelece um prazo limite para pagamento do benefício, determinando que o depósito dos valores deverá ocorrer conforma cronograma a ser estabelecido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para receber o décimo terceiro de Pernambuco o beneficiário deve ter recebido o Bolsa Família (Auxílio Brasil) por, pelo menos, seis meses no ano anterior.

Oposição cobra o pagamento do abono

Sem movimentações sobre o pagamento às famílias, a oposição do governo passou a cobrar a governadora Raquel Lyra a respeito do calendário do 13º Bolsa Família.

Em discurso realizado no final de fevereiro, o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, questionou a governante sobre o atraso do pagamento.

"O benefício é previsto em lei e costumava ser creditado em fevereiro para mais de um milhão de famílias em vulnerabilidade social. Contudo, em 2023, já havia sofrido um atraso de cinco meses", relembrou.

Confira o discurso na íntegra:

Consulta ao 13º do Bolsa Família

O governo estadual disponibilizou um site para que as famílias realizem a consulta ao saldo do 13º do Bolsa Família pelo portal da Sefaz de Pernambuco - https://servicosweb.sefaz.pe.gov.br/nfs_web/consulta/home.

Para consultar se tem direito ao décimo terceiro o beneficiário deve preencher o Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento.

As famílias que recebem o Bolsa Família pelo Caixa Tem também podem fazer a consulta pelo aplicativo Caixa Tem e verificar se o abono de R$ 150 consta no extrato de pagamento, como na imagem abaixo.

Para receber o décimo terceiro do Bolsa Família os inscritos devem procurar os locais que já estão habituados a receber: agências da Caixa, postos de atendimento bancários, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.