A segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a ser depositada na próxima segunda-feira, dia 26 de maio de 2025.

O cronograma oficial divulgado pelo governo federal prevê depósitos até o dia 6 de junho, para quem ganha um salário mínimo. Para quem ganha mais, os depósitos ocorrerão de 2 a 6 de junho.

A antecipação do abono natalino foi determinada mais uma vez pelo governo, seguindo a prática dos últimos anos, especialmente adotada desde a pandemia da Covid-19. Neste ano, mais de 34,2 milhões de brasileiros serão contemplados com a segunda parcela do 13º salário. Desse total, aproximadamente 24 milhões são aposentados, e os demais são pensionistas e beneficiários de auxílios temporários como auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.

Pagamento dividido em duas parcelas

Assim como em anos anteriores, o pagamento do 13º salário do INSS foi dividido em duas parcelas. A primeira parte, correspondente a 50% do valor do abono, foi depositada juntamente com os benefícios regulares entre os dias 24 de abril e 8 de maio. A segunda metade, agora programada para o final de maio e início de junho, incluirá os descontos legais, como o do Imposto de Renda (IR) para quem estiver sujeito à tributação.

Os depósitos seguem o número final do benefício (NB), desconsiderando o último dígito após o traço. Por exemplo, no número 123.456.789-0, o número considerado para fins de calendário é o 9. Os pagamentos também são organizados conforme a faixa salarial: quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518, em 2025) tem um calendário próprio, e os que recebem valores acima do mínimo seguem um cronograma distinto.

Calendário 13º do INSS da segunda parcela

Calendário para quem recebe até um salário mínimo:

Final do Benefício Data de Pagamento Dia da Semana
1 26 de maio Segunda-feira
2 27 de maio Terça-feira
3 28 de maio Quarta-feira
4 29 de maio Quinta-feira
5 30 de maio Sexta-feira
6 2 de junho Segunda-feira
7 3 de junho Terça-feira
8 4 de junho Quarta-feira
9 5 de junho Quinta-feira
0 6 de junho Sexta-feira

Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo:

Final do Benefício Data de Pagamento Dia da Semana
1 e 6 2 de junho Segunda-feira
2 e 7 3 de junho Terça-feira
3 e 8 4 de junho Quarta-feira
4 e 9 5 de junho Quinta-feira
5 e 0 6 de junho Sexta-feira

Quem tem direito ao 13º do INSS?

O pagamento do 13º salário é garantido a todos os segurados da Previdência Social que receberam algum benefício com valor mensal, durante o ano, que não seja assistencial. Isso inclui:

  • Aposentados;
  • Pensionistas por morte;
  • Beneficiários de auxílio-doença;
  • Beneficiários de auxílio-acidente;
  • Beneficiários de auxílio-reclusão.

Vale lembrar que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13º salário, pois esses benefícios são de natureza assistencial e não previdenciária.

O valor do abono é proporcional aos meses recebidos durante o ano. Ou seja, quem começou a receber o benefício após janeiro de 2025 terá direito a um valor calculado com base nos meses em que esteve ativo no sistema.

Como consultar o valor e a data?

Para saber exatamente quanto vai receber e quando o valor estará disponível, o cidadão pode utilizar as seguintes ferramentas oficiais do INSS:

  • Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Site oficial: https://meu.inss.gov.br;
  • Central de Atendimento 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h).

No momento do atendimento, será necessário informar o CPF e outros dados pessoais para confirmar a identidade do beneficiário.