Saiu o resultado do reprocessamento adicional realizado pela Dataprev para novos pagamentos do Pis/Pasep. O governo federal vai liberar agora o abono salarial para mais 1,6 milhão de pessoas, dentre o grupo de 2 milhões de cadastros de trabalhadores que ainda estavam em análise.

Segundo a Dataprev, foram cerca de 55 milhões de cadastros que tiveram algum registro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social no ano-base (2020) que poderiam receber o abono salarial. Destes, 22,7 milhões de trabalhadores haviam sido considerados elegíveis para receber e 30,4 milhões não possuíam direito ao benefício. Assim, restavam 1,9 milhão de CPFs num processamento adicional que agora foi finalizado.

Após a conclusão do reprocessamento, foram identificados mais 1.671.810 de pessoas que terão direito a receber o abono salarial. O público total a receber agora será de 24.255.660 de pessoas em 2022, referente ao calendário-base de 2020.

Calendário do novo lote do abono salarial

A Dataprev informou ainda que a previsão de pagamento para estes novos trabalhadores que tiveram o cadastro aprovado na nova rodada de processamento será:

  • Dia 29 de março para quem iria receber em fevereiro;
  • Dia 31 de março para trabalhadores que recebem em março (veja calendário completo abaixo)

Quem tem direito ao PIS/PASEP? Receberá o abono salarial quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020. Além disso, deverá ainda:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O valor do abono salarial é de R$ 1.212,00 para quem cumpre os requisitos acima e trabalhou os 12 meses com carteira assinada em 2020. Quem trabalhou menos tempo, recebe proporcionalmente aos meses trabalhados.

Como consultar o abono Pis/Pasep?

Quem está interessado no resultado para saber se foi aprovado nesse lote adicional, pode fazer a consulta por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para celulares Android ou celulares iOS ou ainda na plataforma Gov.Br.

A lista com os cadastros que passaram pelo processamento adicional foi disponibilizada pela Dataprev e cada trabalhador já pode consultar se foi considerado aprovado para receber o abono Pis/Pasep em 2022.

Ainda, há como consultar o Pis/Pasep pelo CPF acessando o portal do Ministério do Trabalho. O portal do MTE permite que o trabalhador consulte informações sobre Benefício Emergencial, Seguro-Desemprego e Abono Salarial, entre outros serviços. Para acessar o portal é necessário o login único Gov.Br.

Os trabalhadores da iniciativa privada possuem ainda a opção de fazer a consulta do abono Pis pelo aplicativo Caixa Trabalhador. O app Caixa Trabalhador está disponível para download nas lojas de apps para celulares Android [clique para baixar] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].

Já os servidores públicos podem fazer a consulta do abono Pasep pelo site do Banco do Brasil ou aplicativo do BB. Basta informar o CPF ou número de inscrição no Pasep informado na CTPS do servidor. A consulta do Pasep também está disponível por telefone no número 0800 729 0001.

Calendário do Pis/Pasep

O governo federal está liberando desde o dia 8 de fevereiro o abono salarial referente ao ano-base 2020, cujo pagamento estava previsto para ocorrer em 2021.

O abono Pis, pago pela Caixa, terá dois depósitos nesta semana. O primeiro foi na terça-feira (22) para os nascidos em setembro e o próximo é nesta quinta-feira (24) para quem faz aniversário em outubro.

Mês de nascimento Data de pagamento do Pis 2022
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

O Pasep, depositado pelo Banco do Brasil, vai terminar uma semana antes, em 24 de março. O banco liberou o Pasep na terça, 22, para os servidores com inscrição final 8 e a próxima parcela vai cair na conta dos trabalhadores com inscrição final 9 nesta quinta, 24. Veja as datas:

Número final da inscrição Data de pagamento do Pasep 2022
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março