Novos grupos vão receber o abono salarial PIS/PASEP nesta quinta-feira, 24. Uma nova rodada de pagamentos será liberada pela Caixa e pelo Banco do Brasil a quem trabalhou com carteira assinada em 2020. São 24 milhões de brasileiros com direito ao abono salarial em 2022.

Os pagamentos desta terça dão sequência ao benefício que começou em fevereiro. O abono neste início de ano é referente ao ano-base 2020 que seria depositado no ano passado, mas teve calendário adiado. Assim, quem trabalhou com carteira assinada em 2021, receberá o abono somente no ano que vem.

Veja quem vai receber o abono nesta semana:

  • 22 de março (terça-feira) - pagamento do abono Pis para trabalhadores nascidos em setembro;
  • 22 de março (terça-feira) - pagamento do abono Pasep para servidores públicos com inscrição final 8;
  • 24 de março (quinta-feira) - pagamento do abono Pasep para trabalhadores nascidos em outubro;
  • 24 de março (quinta-feira) - pagamento do abono Pasep para servidores públicos com inscrição final 9;

Na quarta-feira, dia 16 de março, a Dataprev divulgou o resultado do processamento de 2 milhões de CPF's de trabalhadores que estavam com o abono salarial em análise e liberará o benefício para mais 1,6 milhão de pessoas.

Segundo o governo, esses brasileiros formam um grupo que precisou de passar por processamento adicional após a identificação de inconsistência na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) entregue pelos empregadores. Este grupo terá um calendário diferente dos demais e irá receber nos dias 29 e 31 de março.

Como consultar o PIS

A consulta que vem funcionando com mais frequência para ter acesso ao saldo do PIS é por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares Android e também iOS.

Outra forma de saber se você irá receber o valor é pelo site da Caixa Econômica Federal, onde há a opção consultar o Pis pelo CPF ou número do NIS.

Ainda, há como consultar o Pis/Pasep pelo aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta que também permite acessar informações sobre seguro-desemprego e INSS está disponível para celulares Android e (iOS) nas plataformas dos aplicativos.

Como consultar o PASEP

O Pasep é pago pelo Banco do Brasil e tem as mesmas regras do PIS. O pagamento é feito em conta do beneficiário no banco ou pode ser transferido para outras contas de outros bancos. A consulta é pelo site do BB que traz mais informações.

Quem recebe o abono salarial?

Têm direito ao abono os trabalhadores que 30 dias com carteira assinada no ano de 2020. Ainda, para ter acesso ao saque é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os valores variam conforme a quantidade de meses trabalhados. Quem trabalhou o ano todo com carteira assinada em 2020 e cumpre as regras, recebe um salário mínimo de abono, R$ 1.212,00. Quem trabalhou menos tempo, recebe proporcionalmente aos meses trabalhados.