Falta pouco para começar o calendário de pagamento do abono Pis/Pasep em 2024. Com depósito previsto para iniciar em 15 de fevereiro para os nascidos em Janeiro, os milhares de brasileiros que vão receber nos próximos meses já devem se preparar para um obstáculo que pode surgir na hora de sacar o Pis no Caixa Tem: a atualização cadastral.

Como os lotes de pagamento do abono salarial são mensais, a Caixa não vai exigir a atualização do cadastro para todos os grupos agora. No ano passado, o banco passou a cobrar que os trabalhadores aptos a receber o abono atualizassem seus dados para ter acesso à conta.

A ação causou transtorno entre os beneficiários, já que a exigência ocorria sempre na data em que o dinheiro era depositado na conta, levando muitas pessoas a ficar sem acesso aos valores até que a atualização cadastral fosse concluída.

Por isso, vamos explicar aqui como atualizar o seu cadastro no Caixa Tem e evitar o contratempo de ter o saque do Pis/Pasep congelado.

Caixa Tem exige atualização cadastral
Caixa Tem exige atualização cadastral

Pis/Pasep 2024: calendário e valores

O calendário do abono salarial Pis/Pasep já foi divulgado e traz o cronograma completo para os 24,5 milhões de trabalhadores que estão aptos a receber o benefício em 2024. O Pis/Pasep ano-base 2022 será liberado entre 15 de fevereiro e 15 de agosto.

O primeiro grupo a receber é formado pelos trabalhadores nascidos em Janeiro, que terão o benefício depositado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil no dia 15/02.

A consulta aos valores do abono salarial 2024 estará disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital a partir de 05 de fevereiro. Confira o calendário completo deste ano:

Calendário Pis/Pasep 2024: datas completas
Calendário Pis/Pasep 2024: datas completas

Qual é o valor do abono Pis/Pasep em 2024? Neste ano, o abono salarial vai variar entre R$ 117,66 e R$ 1.412, teto definido pelo salário mínimo vigente. O valor exato para cada trabalhador vai depender da quantidade de meses trabalhados no ano-base 2022.

Atualização cadastral no Caixa Tem

Como explicamos acima, a falta de atualização dos dados no Caixa Tem pode ser um problema na hora de receber o abono salarial. Por isso, a recomendação é que os trabalhadores que recebem o Pis/Pasep pelo Caixa Tem mantenham seu cadastro atualizado desde agora.

Antes de tudo, uma dica importante: certifique-se que você tem a versão mais recente do app Caixa Tem (v.1.87.1 lançada em 19 de dezembro de 2023) para não ter problemas com a plataforma.

Caixa Tem pede atualização de cadastro
Caixa Tem pede atualização de cadastro

Depois, basta fazer login com CPF e senha e clicar na opção Atualize seu Cadastro. Na próxima tela, o app vai pedir que você confirme ou atualize informações como: nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, dados de renda, endereço e contato.

Durante o processo de atualização, o Caixa Tem pode solicitar documentos de identificação (RG e CNH) e uma foto sua com o documento na mão para confirmar a titularidade da conta.

Atualização cadastral no Caixa Tem
Atualização cadastral no Caixa Tem

Atenção: A Caixa reforça que a atualização cadastral não deve ser feita nas agências, a menos que apareça uma mensagem dizendo que é necessário comparecer presencialmente no banco.

Quanto tempo demora para atualizar o Caixa Tem? A boa notícia é que o acesso ao Caixa Tem deve ser regularizado algumas horas após a conclusão da atualização cadastral. Segundo o banco, o prazo para desbloquear a conta após a atualização no Caixa Tem é de até 48 horas.