O aplicativo Caixa Tem ganhou relevância com o início do Auxílio Emergencial e desde então passou a centralizar o pagamento de diversos benefícios do governo federal, como o Bolsa Família, saque extraordinário do FGTS, saque-aniversário, abono salarial Pis/Pasep, entre outros.

Por isso, a ferramenta é acessada por milhões de brasileiros todos os meses, tanto por quem recebe mensalmente algum valor ou só por quem entra na conta poupança de tempos em tempos, como quem vai sacar o Pis no Caixa Tem.

De qualquer forma, por receber um grande número de acessos simultâneos em determinadas partes do mês, como durante o calendário do Bolsa Família, o aplicativo Caixa Tem pode apresentar uma série de problemas: erro de conta não localizada, falhas no pagamento via Pix, conta bloqueada e o erro 403 forbidden.

Erro 403 no Caixa Tem: Como resolver o problema
Erro 403 no Caixa Tem: Como resolver o problema

Não consigo entrar no Caixa Tem

Um dos erros mais comuns apontados pelos usuários são os erros para fazer login no app e o fato de não conseguir entrar no Caixa Tem. Como o aplicativo é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, ele utiliza o login e senha de outros serviços do banco, como o app FGTS, Caixa Trabalhador, entre outros.

Contudo, nos dias em que o sistema sofre com a sobrecarga de acessos - como em dias de pagamentos de benefícios sociais, por exemplo - é quando ocorrem mais problemas para acessar o Caixa Tem.

Os erros podem ser os mais variados, vamos citar alguns e dizer o que significam:

  • Erro conta não localizada: falha ao encontrar a conta do usuário ocorre em períodos mais movimentados do dia;
  • Conta bloqueada no Caixa Tem: por motivos de segurança, a Caixa pode bloquear a conta do usuário ao identificar algum tipo de acesso suspeito ou informação de login errada;
  • Dados não disponíveis para consulta: o erro apareceu para os beneficiários do Bolsa Família que tentavam consultar extratos de meses anteriores;
  • Cadastro desatualizado: a atualização cadastral do Caixa Tem é exigida para quem vai receber o abono salarial ou quem está há algum tempo sem acessar o app;

Aqui no Ache Concursos você encontra uma série de conteúdos sobre como solucionar cada um dos erros no aplicativo Caixa Tem citados acima. Veja quais podem te ajudar:

Nas redes sociais, as reclamações dos usuários são recorrentes nos últimos meses sobre o erro de acesso ao Caixa Tem:

Como resolver erro 403 forbidden no Caixa Tem?

Antes de explicar como resolver o problema, vamos tentar esclarecer um pouco o que significa o erro 403 forbidden. Tentar acessar um serviço e encontrar uma barreira como essa pode ser bem frustrante, não é?!

O erro 403 forbidden nada mais é do que isso: um obstáculo impedindo você de acessar uma página ou aplicativo ao qual você não tem as permissões necessárias. Mas, como o usuário pode contornar a falha e conseguir acessar o serviço desejado?

Vamos trazer neste post algumas soluções que você pode testar para tentar resolver o problema. Veja a seguir:

Forçar a parada do aplicativo

No Android

Em caso de problemas no funcionamento, o sistema Android oferece duas alternativas para forçar a parada do aplicativo. A primeira funciona através da lista de apps em execução. Basta acessá-la e arrastar o card do Caixa Tem para cima para encerrar o app.

A segunda alternativa é acessando as configurações do celular. Primeiro, vá em Aplicativos e busque pelo app Caixa Tem. Ao selecionar o aplicativo, vá na barra inferior e clique na opção Forçar parada. Depois, tente acessar novamente o aplicativo.

Como resolver erro 403 forbidden no Caixa Tem
Como resolver erro 403 forbidden no Caixa Tem

No iPhone

Para os usuários do sistema iOS, a solução para o problema é diferente, já que o iPhone não tem a opção de forçar a parada de aplicativos. Por isso, deve ser seguido o seguinte passo a passo:

  • Em iPhone X ou mais recente: segure e arraste a barrinha de multitarefa na porção inferior para cima;
  • Em iPhone SE, iPhone 8 ou anterior: pressione o botão Home das vezes;
  • Procure pelo aplicativo Caixa Tem no seletor de apps;
  • Arraste o card do aplicativo para cima;
  • Depois, basta acessar novamente o app Caixa Tem.

Se mesmo após todos esses passos o problema persistir, é indicado comparecer a uma agência da Caixa ou entre em contato pelo número 0800-726-0104.

Permissões do aplicativo

Depois de realizar os passos mencionados acima, se você ainda encontrar dificuldade para acessar o app Caixa Tem verifique se o aplicativo possui as permissões necessárias, como acesso a sua localização, câmera, contatos, entre outros. No caso do app Caixa, ele solicita autorização para acessar a sua localização e arquivos de mídia.

Para verificar quais permissões estão ativas, liberar ou bloquear outras, basta ir nas configurações do celular, buscar pelo aplicativo Caixa Tem e clicar em Permissões.

Limpe o cache e armazenamento

Limpar o cache do aplicativo pode ajudar no carregamento do aplicativo com mais facilidade, impedindo que o espaço do seu celular seja ocupado por arquivos desnecessários.

Para limpar o cache de um aplicativo em celular Android, basta acessar as configurações do app Caixa Tem, entrar nas opções de armazenamento, tocar no botão "Limpar cache" e reabrir o aplicativo.

Limpar cache do app Caixa Tem
Limpar cache do app Caixa Tem

Já para os usuários de iPhone, a limpeza de cache ocorre automaticamente. Contudo, se você precisar fazer o procedimento para retomar o uso do Caixa Tem, é preciso reinstalar o aplicativo. Depois, é só entrar no app e verificar se tudo está funcionando normalmente.