Clientes da Caixa Econômica Federal estão passando por transtornos nesta sexta-feira, dia 19. A instabilidade afeta as principais plataformas da instituição, incluindo o aplicativo Caixa Tem.

Com milhões de usuários, o Caixa Tem apresenta erro de código inválido e deixa os usuários sem acesso às suas contas na tarde desta sexta-feira. A mensagem "código inválido, por favor faça login novamente através de sua aplicação" é exibida ao tentar fazer login no Caixa Tem.

Os usuários do app Caixa Tem reclamam que não conseguem entrar na conta em relatos nas redes sociais:

Ocorreu um erro: Caixa Tem com problemas para acessar conta
"Ocorreu um erro": Caixa Tem com problemas para acessar conta

Caixa Tem fora do ar

Com essa alta procura dos usuários, o aplicativo tem apresentado muitas falhas e erros para acessar a conta nos últimos dias. Os problemas vão desde a longa espera na fila virtual, erro ao localizar a conta, aviso de conta bloqueada e dados não disponíveis para consulta do Bolsa Família.

- Caixa Tem com erro 403 forbidden? Veja passo a passo para resolver

O aplicativo da Caixa Econômica Federal possui milhões de clientes e, de vez em quando, os pagamentos de diversos benefícios como o abono Pis, saque FGTS e Bolsa Família coincidem no mesmo período, gerando ainda mais instabilidade para acessar os serviços.

Por esse motivo, nesse post vamos abordar os erros mais comuns no Caixa Tem e como resolvê-los.

Erros no aplicativo Caixa Tem, como resolver? Imagem: Ache Concursos
Erros no aplicativo Caixa Tem, como resolver? Imagem: Ache Concursos

Erro ao localizar conta Caixa Tem

Vamos começar por um problema muito frequente no aplicativo: o erro conta não localizada no Caixa Tem. Para os brasileiros que utilizam o app há mais tempo essa falha não é nenhuma novidade, pois ocorre desde os pagamentos do Auxílio Emergencial.

Basicamente, o erro ao localizar a conta do Caixa Tem ocorre quando o usuário tenta acessar o aplicativo nos horários mais movimentados, ocasionando na falha momentânea de processamento dos dados, conforme a Caixa.

Como resolver o erro?

Se após fazer o login com CPF e senha aparecer o aviso de Conta não localizada, fique tranquilo. Não existe nenhum erro com a sua conta no Caixa Tem e não é necessário buscar atendimento nos canais e agências. A recomendação da Caixa é que o usuário volte a acessar o Caixa Tem mais tarde, em outro período do dia.

O que não fazer? Vamos deixar aqui uma recomendação extra. Ao verificar o erro não tente acessar o aplicativo Caixa Tem de outro aparelho celular, pois isso pode acabar causando o bloqueio do app e aí o problema pode se tornar maior.

Aplicativo Caixa Tem deve estar atualizado

Em alguns casos, o grande problema para acessar o Caixa Tem pode estar na falta de atualização do aplicativo. Isso porque o banco realiza novas atualizações no sistema periodicamente e se você estiver com uma versão antiga instalada no seu celular pode enfrentar problemas para entrar no Caixa Tem.

Como resolver?

Se você já tem o app Caixa Tem instalado há algum tempo no seu celular verifique pela loja de aplicativos se essa é a versão mais recente lançada pela Caixa. A última grande atualização foi realizada em maio e trouxe uma nova interface para o app.

A versão mais atual do Caixa Tem é a v. 1.84.3 lançada em 01 de outubro de 2023. Você pode atualizar o seu aplicativo indo para a loja de apps pelos links abaixo:

- Baixe o app Caixa Tem atualizado para celulares Android;

- Download do Caixa Tem atualizado para iPhone;

Aplicativo Caixa Tem deve ser atualizado para versão recente
Aplicativo Caixa Tem deve ser atualizado para versão recente

Conta bloqueada no Caixa Tem

Mais um erro que impede o usuário de acessar os dados e saldo da sua conta no Caixa Tem. A mensagem de conta bloqueada pode surgir por diversos motivos, mas a grande maioria deles está ligada a questões de segurança.

Por isso, quando a Caixa identifica alguma tentativa de acesso suspeita ou quando o limite de movimentação por mês é atingido o sistema realiza o bloqueio da conta.

Em alguns casos, é possível fazer o desbloqueio do Caixa Tem pelo próprio aplicativo clicando na função Liberar Acesso e solicitando um código para cadastrar novamente o seu dispositivo.

Nas situações mais complexas, quando há algum problema com o cadastro ou com o registro do celular o Caixa Tem exibe a mensagem "Poxa, sua conta foi bloqueada. Vá até uma agência para mais informações e orientações de como solucionar".

Como resolver?

Se esse for o seu caso, é preciso procurar uma agência da Caixa e levar seus documentos pessoais e o aparelho celular em que está tentando acessar o Caixa Tem. Em situações mais simples o banco permite que a conta seja desbloqueada enviando documentos para o Whatsapp da Caixa. Após a comprovação de que o cadastro estava regular a instituição financeira liberava o acesso a conta em até 48 horas.

Dados não disponíveis do Bolsa Família

Um erro na consulta aos dados do Bolsa Família vem sendo relatado pelos beneficiários do programa. O Caixa Tem reúne diversas informações sobre o programa, como calendário de depósito, extrato de pagamento e dados sobre a situação do benefício e cartão Bolsa Família.

Ao tentar consultar o extrato da parcela de Julho e até mesmo de meses anteriores o Caixa Tem exibe o aviso "Dados nao disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde".

Como resolver?

A Caixa não informou qual é o motivo da consulta aos dados estar indisponível pelo Caixa Tem. Porém, os beneficiários não precisam se preocupar, pois nas demais plataformas de consulta - como o aplicativo Bolsa Família e o Portal Cidadão da Caixa - os dados estão disponíveis e atualizados.

Caixa Tem: Consulta segue com dados não disponíveis
Caixa Tem: Consulta segue com dados não disponíveis

Pix do Caixa Tem fora do ar?

Outra reclamação frequente é sobre a opção do Pix no Caixa Tem estar fora do ar. Ao tentar finalizar uma transferência o app exibe a mensagem "Opa... Problema inesperado" por falha de comunicação no sistema e orienta que o usuário tente realizar a mesma operação novamente mais tarde.

Nesse caso, além de garantir que o aplicativo está atualizado para a versão mais recente é preciso ficar atento se a transferência está sendo realizada dentro do horário correto.

A Caixa estabelece um limite de valores que podem ser movimentados por dia no Caixa Tem que é de R$ 1.200. Já cada transação feita pelo usuário pode ser de, no máximo, R$ 600. Veja quais são os limites e horários do Pix Caixa Tem:

  • Das 06h às 20h (período diurno): usuário pode mandar até R$ 1.200 via Pix;
  • Das 20 às 06h (período noturno): usuário pode mandar até R$ 1.000 ou um limite que pode ser alterado pelo titular da conta.