Mais de 1,8 milhão de brasileiros recebem nesta sexta-feira, 15, uma nova parcela do abono salarial Pis/Pasep. Os pagamentos do lote de março irão contemplar os trabalhadores nascidos em Fevereiro.

Com o grande fluxo de depósitos do Pis no Caixa Tem, o aplicativo passou a apresentar alguns períodos de instabilidade e problemas para localizar conta e movimentar os valores.

Para alguns usuários a Caixa ainda está solicitando a atualização cadastral do Caixa Tem antes de liberar o acesso ao dinheiro.

Mas, você sabia que existem diversas formas de sacar o abono Pis/Pasep? Neste post vamos te mostrar as alternativas que podem tornar a retirada do valor extra mais fácil.

Pis/Pasep 2024: Onde sacar o abono salarial?

Dos mais de 21,9 milhões de trabalhadores do setor privado com direito ao abono Pis, grande parte passou a receber o abono salarial pelo Caixa Tem nos últimos anos.

Movimentar os valores pelo aplicativo pode ser bem prático, já que na data o dinheiro fica disponível para pagar contas, sacar sem o cartão, fazer transferências via Pix ou para outras contas do trabalhador.

Porém, para algumas pessoas receber o Pis pelo Caixa Tem acaba gerando uma dor de cabeça: a cada novo lote de pagamento do abono salarial a Caixa está solicitando a atualização cadastral do Caixa Tem.

Assim, quando chega a data de sacar o dinheiro o trabalhador não consegue entrar no Caixa Tem até que atualize seus dados e aguarde até 48 horas para que a análise das informações seja concluída.

Nesse caso, não há muito o que fazer além de informar os dados necessários e aguardar até que o acesso ao Caixa Tem seja liberado. Contudo, para quem recebe o abono Pis em conta corrente ou poupança da Caixa existem formas mais fáceis de sacar o dinheiro.

Segundo o banco, os correntistas da Caixa recebem o abono salarial prioritariamente por crédito em conta corrente ou poupança. O pagamento em conta digital (no Caixa Tem) só é realizado caso o trabalhador não possua nenhuma das contas mencionadas acima.

Como sacar o Pis em lotéricas e agências

Com o dinheiro na conta, o trabalhador poderá sacar o abono Pis em agências da Caixa, lotéricas, autoatendimento (caixa eletrônico) e correspondentes Caixa Aqui. Veja quais documentos são necessários para sacar o Pis nos canais de atendimento da Caixa:

  • Saque do abono Pis em agências da Caixa: trabalhador deve apresentar documento de identificação oficial com foto e número do CPF;
  • Saque do abono Pis em lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes: trabalhador deverá levar o Cartão Social e senha.

O trabalhador que não possuir Cartão Social poderá ainda sacar o benefício em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um destes documentos: Carteira de identidade, Carteira de Habilitação (modelo novo), Carteira Funcional reconhecida por Decreto, Identidade Militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros ou Passaporte.

Já o depósito do abono Pasep é feito em conta corrente ou poupança do Banco do Brasil e o funcionário deverá procurar uma agência bancária com documento de identificação e número do CPF para sacar o abono salarial. Os trabalhadores que não possuem conta deverão sacar o Abono nos correspondentes bancários.

Quem tem direito ao abono salarial?

O valor do Pis/Pasep depende da quantidade de meses trabalhados no ano-base, nesse caso o abono é referente ao ano de 2022. Os brasileiros que trabalharam por 30 dias receberão R$ 118. Já quem trabalhou durante o ano inteiro poderá receber até R$ 1.412.

Saiba quem tem direito ao abono salarial em 2024:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Para saber se terá direito a sacar o abono salarial em 2024 o trabalhador poderá fazer a consulta pelo CPF pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que disponibiliza informações sobre contratos de trabalho, a média salarial e o valor do abono salarial que será recebido.

Outra forma de verificar o pagamento do abono Pis é pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Já para os servidores públicos a consulta do Pasep pode ser feita ainda pelo aplicativo ou site do Banco do Brasil, informando o número de inscrição que consta na Carteira de Trabalho.

O governo também disponibiliza o telefone 158 e o Portal Emprega Brasil para a consulta do abono salarial - https://servicos.mte.gov.br/.

Tabela de pagamento Pis/Pasep 2024

A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento do Pis 2024 no dia 15 de fevereiro e seguirá creditando os valores até 15 de agosto, quando o abono salarial ficará disponível para todos os grupos. O prazo para sacar o Pis/Pasep termina em 27 de dezembro de 2024.

Calendário abono salarial Pis/Pasep 2024
Calendário abono salarial Pis/Pasep 2024