A Caixa Econômica Federal libera até a próxima quinta-feira, 28 de março, o pagamento do Bolsa Família para mais de 20,8 milhões de pessoas. Com o depósito do dinheiro no Caixa Tem, a expectativa de milhões de brasileiros era poder movimentar facilmente o benefício de R$ 600.

Porém, em épocas de pagamentos como o Bolsa Família e Abono Salarial, muitas pessoas relatam um erro que impede o acesso aos valores: o Caixa Tem exige atualização cadastral para entrar no aplicativo.

O mesmo impedimento foi visto em meses anteriores, quando a Caixa cobrou a atualização do cadastro na data em que caiu o abono Pis/Pasep. Vamos explicar aqui o passo a passo para atualizar os dados do Caixa Tem e movimentar os valores da sua conta.

Usuários devem atualizar o cadastro no Caixa Tem para receber o abono salarial. Imagem: Ache Concursos
Cadastro no Caixa Tem deve estar atualizado para receber o abono salarial. Imagem: Ache Concursos

Caixa Tem pede para atualizar cadastro

A frustração de não poder movimentar o benefício já depositado na conta fez com que muitos procurassem as redes sociais para criticar a plataforma.

Isso porque, em alguns casos, os usuários entraram no app poucos dias antes e não havia sido solicitada a atualização.

A ação começou a ser cobrada em 15 de março, dia em que o abono salarial estava previsto para cair para milhões de brasileiros nascidos em março e abril, e voltou a se repetir nos meses seguintes.

Como atualizar o cadastro no Caixa Tem?

Segundo a Caixa, a atualização dos dados do Caixa Tem pode ser feita de forma simples e rápida. Basta fazer o login normalmente no aplicativo e clicar na opção Atualize seu Cadastro.

Então, o app irá pedir a confirmação de alguns dados pessoais, como endereço, renda e profissão, além de documentos de identificação (RG e CNH) e uma foto sua com o documento na mão para confirmar a titularidade da conta.

Quanto tempo demora para atualizar o Caixa Tem?

O banco informa o prazo de 48 horas para que o cadastro seja atualizado, mas em alguns casos a atualização cadastral é finalizada antes disso. Portanto, o usuário deve seguir acessando o Caixa Tem para conferir se o acesso a conta já foi normalizado.

A Caixa ressalta que a atualização cadastral do Caixa Tem não é feita nas agências. Caso apareça a mensagem pedindo para que o cliente procure uma agência a Caixa recomenda que tente fazer a atualização cadastral novamente em outro momento.

Se o erro permanecer será necessário procurar uma agência da Caixa para finalizar a atualização.

Abaixo, você confere um vídeo institucional com o passo a passo para fazer a atualização cadastral do Caixa Tem:

Vídeo incorporado do YouTube

Mantenha o Caixa Tem atualizado

Outra recomendação para evitar ou diminuir os erros no app é garantir que você possui instalado no celular a versão mais recente do Caixa Tem.

A última versão foi lançada pela Caixa (v.1.87.1) em 19 de dezembro de 2023.

- Baixe o app Caixa Tem atualizado para Android;

- Download do Caixa Tem atualizado para iPhone;

Caixa Tem pode apresentar outros erros

Já é rotina para quem recebe benefícios sociais pelo Caixa Tem que o aplicativo apresente alguns períodos de instabilidade quando grandes pagamentos, como esse do abono Pis/Pasep, são realizados.

Por isso, no decorrer dos dias o usuário pode perceber alguns erros, como falhas no Pix Caixa Tem, fila de espera para entrar no app e erro de conta não localizada ao tentar fazer o login no aplicativo.

Contudo, não é preciso se preocupar pois as falhas não vão impedir você de sacar os valores da conta. São causadas apenas pelo alto número de acessos simultâneos e devem ser normalizadas ao longo do dia. Outra recomendação é que o usuário tente acessar o Caixa Tem novamente em outro horário menos movimentado.